quarta-feira, 27 de maio de 2009

RIO BRANCO TEM GOVERNO

Veja as maravilhas desta cidade. Só, não é Tarauacá.

Rio Branco, capital do nosso estado, há um pouco mais de 10 anos atrás era uma cidade muito feia e desorganizada.
Os sucessivos governos que assumiam preocupavam prioritariamente em comprar propriedades particulares, acumular patrimômnio pessaol e fartalecer gupos políticos corruptos e inescrupulosos. 
Tudo começou a mudar a partir de 1992, quando a Frente Popular elegeu Jorge Viana Prefeito de Rio Branco.
A cidade ganhou nova vida e paisagem, o povo Acreano comecçou aumentar sua auto-estima e começou a querer mais. Nessa caminhada rumo ao novo o povo de Rio branco "deu passo em falso", voltando eleger politícos antigos e incompetentes. Resultado, o bom que havia sido construindo foi destruido.
Apartir de então, a população Riobranquense não quis mais "dá sopa para o azar" e elegeu o Tarauacaense Raimundo Agelim, que em paceria com o governo do estado vêm realizando uma verdadeira revolução na cidade de Rio Branco. Recentemente lançou um pacote com mais de 100 obras na cidade. Os investimentos públicos são feitos através do Orçamento Participativo. A população participa e decide onde deve ser aplicado prioritariamente seu dinheiro.
O protagonismo popular gera um pacto de co- responsabilidade e faz fluir as idéias para ir além da visão atrasada que desemvolver uma cidade é somente asfaltar umas ruas sem esgoto, sem preocupação com o meio ambiemte, a sustentablidade das obras e sem planejamento. É preciso fazer o asfalto, saneamento, espaços publicos de lazer, cuidar da saúde , da educação, da cultura, da formação profissional, criar condições e oportunidades de empregos para a juventude e as familias carentes.
Não ha mistério para fazer tudo isso. O que é necessário são três questões fundamentais: compromisso social. Parceria e credibilidade.
Estou em Rio Branco fazendo um tratamento de saúde, e encho meus olhos de alegria quando vejo tantas coisas boas que estão sendo feito aqui. Em contraponto, quando vou a Tarauacá encho meus olhos de tristeza quando vejo o que o "gangterismo" da atual administração está fazendo com nossa cidade.
O que mais me incomoda é perceber a ausência de iniciativas de enfrentamento com a realidade que vive Tarauacá. O povo e oposição precisam acordar. Para Vando Torquato e sua tropa, fora o incômodo do amotoado processo que têm que respoder diariamente, está tudo muito bom, vai continuar comprando suas fazendas e culpando o sol que não chega para ajudar ele trabalhar. Vai continuar enrolando até aparecer mais alguns milhões de ISS das obras da BR 364, para poder tirar "sua parte" e asfaltar mais umas duas ruas. E aí volta novamente passear na cidade se achando a Prefeito do asfalto. Até quando?

Nenhum comentário: