domingo, 27 de dezembro de 2015

FEIJÓ: Feijó completa 77 anos

Em tempo - No último dia 21 de dezembro, o município acreano do maior festival do açaí, conhecido como Feijó, completou seus 77 anos de emancipação politica.
O município de Feijó tinha suas terras habitadas pelas tribos Jaminawás, kaxinauwás e Chacauwás. Com a chegada dos nordestinos à foz do rio Envira, em 1879, começou-se a desbravação da região, subindo os rios e igarapés, demarcando os ‘seus’ lotes e terras e até ‘seringais’. No entanto, ocorreram vários conflitos na selva, entre os nordestinos e índios por conta da desocupação dessas áreas de terras, que pouco tempo depois transformaram-se em seringais. É neste contexto que surge à margem esquerda do rio Envira, o Seringal Porto Alegre que mais tarde deu origem ao município de Feijó.
Após alguns anos o seringal tornou-se um vilarejo, e aos 13 de maio de 1906, foi elevado a categoria de vila sob a denominação de Feijó, em homenagem ao Pe. Diogo Antônio Feijó, nome que se conserva até hoje. A instalação do município deu-se sob o decreto 968 de 21 de dezembro de 1938, sendo o governador do território do Acre, Epaminondas Martins e o prefeito municipal Raimundo Augusto de Araújo o primeiro prefeito feijoense.

Mensagem do Prefeito
O município de Feijó, está em festa, completa mais um ano nesta segunda-feira, 21 de dezembro de 2015. São 77 anos de história, trabalho e desenvolvimento. Nesse espírito, o prefeito do município, Hammerly da Silva Albuquerque vem, de público, parabenizar a cidade, seus filhos e moradores, em mensagem divulgada especialmente nesse momento histórico.
"Alegramo-nos com todos os filhos de Feijó pelo transcurso de mais um aniversário de nosso município. Nesta segunda, 21 dezembro, comemoramos 77 anos. Nesta data festiva, gostaríamos de parabenizar todos os feijoenses, que, com a força do seu trabalho diário, vem construindo um novo município, uma cidade melhor.
Muitos aqui nasceram, outros aqui chegaram e permaneceram. Por isso, não medem esforços quando se fala em coletividade e solidariedade, em busca do bem estar comum. Temos orgulho de ser feijoense, de pertencer a esta cidade, de testemunhar formação de famílias e ver crescer seus filhos.
Refletindo sobre Feijó, me ponho a pensar na rica história que marca o município. Economicamente, o extrativismo, a agricultura e a pecuária sempre foram bandeira de nosso desenvolvimento.
Daquele período inicial aos dias atuais, muita coisa mudou e ainda precisamos mudar para melhor.
Agora, na condição de gestor do nosso município, devemos trabalhar na área pública, pensando que as pessoas passam, mas o município seguirá existindo. Queremos, acima de tudo, fazer de nossa cidade um lugar melhor e mais saudável para todos!
Fazer aniversário é olhar para trás com gratidão e para frente com fé! Feliz aniversário Feijó. Parabéns aos seus filhos".

Hammerly da Silva Albuquerque
Prefeito de Feijó

Nenhum comentário: