segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

TARAUACÁ: Vereador de Tarauacá cria barco-gabinete para atender ribeirinhos dos rios da região


O vereador Mirabor Leite, do PMDB de Tarauacá, inovou e criou o gabinete aquático transformando uma embarcação da região, conhecida como batelão, em um gabinete flutuante que realiza atendimento parlamentar a ribeirinhos e produtores rurais que moram no interior da cidade, às margens do Rio Murú.


Na primeira viagem, ocorrida há dois anos, a equipe do parlamentar passou 12 dias viajando no rio, atendendo ribeirinhos e esclarecendo duvidas a respeito de procedimentos considerados comuns, como entrar com pedido de aposentadoria, acessar benefícios sociais e tirar documentos essenciais a um cidadão.

“São dúvidas comuns para quem mora na cidade, mas que são grandes questionamentos para quem vive isolado às margens dos rios”, diz o vereador.

Mirabor afirma que sempre foi um sonho dele ter um mandato participativo e democrático envolvendo todas as pessoas, inclusive as que moram na zona rural. “Sempre quis construir um mandato participativo, atendendo a todos, inclusive aqueles que moram em áreas distantes”, diz.

O gabinete aquático iniciou oficialmente a primeira viagem no dia 11 de dezembro de 2013 e atracou de volta a Tarauacá no dia 23 do mesmo mês, trazendo a bordo novas experiências no modo de legislar.

“Visitamos muitas comunidades, colhemos as demandas e gravamos depoimentos em vídeos que serão apresentados na praça da cidade, assim aquelas pessoas de lugares isolados poderão ser ouvidas pelas autoridades. Desde lá já conseguimos importantes vitórias como fundar associações e deixar os moradores mais organizados para juntos buscarem seus direitos”, diz.

Satisfeito com o gabinete aquático e com a aproximação das comunidades ribeirinhas, separadas da cidade pelo isolamento, Mirabor já prepara uma nova viagem no ano para o início de 2016. ”Dia 11 de janeiro de 2016 vamos iniciar uma viagem pelo rio Tarauacá. É muito bom levar cidadania e o debate público para aqueles que estão distantes”, comenta.

Por Gina Menezes
ContilNet

Nenhum comentário: