sexta-feira, 1 de julho de 2016

Primeira etapa da duplicação da Estrada da Sobral será entregue nesta sexta-feira


O prefeito Marcus Viana entrega nesta sexta-feira, 30, a primeira etapa da duplicação da Estrada da Sobral, no trecho de 1.720 metros entre a rotatória da 3ª Ponte até a Escola João Paulo. Esse trecho está duplicado, sinalizado, possui ciclovia, quatro pistas de rolamento, e sistema de drenagem. Milhares de motoristas utilizam diariamente a Estrada da Sobral e, com as melhorias recebidas desde o mandato do ex-prefeito Raimundo Angelim, tornou-se um dos mais importantes corredores viários de Rio Branco.

Nestes últimos dias, a via passou por um processo de limpeza e pintura de meio fio para ser entregue à comunidade. A obra favorece potencialmente a Regional da Baixada da Sobral, mas seus impactos são percebidos na cidade inteira. “É uma via que se conecta à Estrada Transacreana, Via Verde, Estrada da Floresta e destas ao Centro de Rio Branco e à BR 364”, explicou o secretário-adjunto de Obras Públicas, Flávio Soares.


De acordo com o engenheiro responsável pela obra, Eduardo Amorim, 73% do trecho total está pronto. Os trabalhos seguem intensos para aproveitar ao máximo o verão que se inicia. A expectativa é de que ao final da próxima fase cerca de 70 recuos de fachadas, cercas e muros tenham sido executados para abrir espaço à duplicação.

A Prefeitura de Rio Branco também trabalha na duplicação e alargamento de vias estruturantes como a Estrada da Sobral, Estrada das Placas, Apolônio Sales, e da Floresta (primeira etapa já foi concluída), além Avenida Getúlio Vargas, Ruas João XXIII, Campo Grande e São Salvador. As duplicações e alargamentos são intervenções que visam melhorar o fluxo de veículos e a mobilidade urbana na capital. Em todas elas estão incluídas a construção de ciclovias e calçadas.

Todos os projetos estão de acordo com o que orienta o Plano Diretor de Transportes e Trânsito de Rio Branco. A maior parte dos recursos para as obras de duplicação são do PAC Mobilidade, programa que contempla a qualificação de vias urbanas e interligação de bairros.


A duplicação da Estrada da Sobral vai da rotatória da 3ª Ponte até a bifurcação de acesso a Estação de Tratamento de Água (ETA). São obras que, conforme informou o secretário-adjunto de Obras Públicas, Flávio Soares, avançam e entram em uma fase importante neste início de verão.

No canteiro do retorno em frente à antiga Casa do Índio (hoje Distrito Sanitário Indígena, DSAI) foi plantada a palmeira Totaí, uma árvore que cresce de 4 a 15 metros de altura, e se parece muito com a palmeira Jerivá, cultivada nos canteiros da Avenida Ceará. Além da palmeira Totaí, a jardinagem do canteiro contempla também cerca de 200 plantas de cobertura além da grama esmeralda, o que deixou a região da Central de Abastecimento de Rio Branco (CEASA) ainda mais bonita e funcional.
Números da obra

1.720

Metros de via duplicada, com 4 faixas de rolamento em duas grandes pistas, calçada, sistema de drenagem e ciclovia, além de canteiro urbanizado e sinalização vertical e horizontal compõem a duplicação da 1ª fase da Estrada da Sobral.

73% do projeto total de ampliação da estrada estão prontos.

300

Empregos diretos e indiretos foram gerados na obra.

Relacionado

Em "Notícias"

Em "Destaque Direita"

Em "Acre"

Da redação ac24horas

Nenhum comentário: