quinta-feira, 7 de julho de 2016

Vírus rouba dados de mais de 10 mil no Facebook


Em dois dias, um arquivo malicioso distribuído por meio do Facebook roubou dados de mais de 10 mil usuários da rede social, conforme alerta a Kaspersky Lab, empresa de segurança digital que verificou o ataque na última semana.
Entre as vítimas, os mais afetados foram os brasileiros, cuja fatia corresponde a 37% dos casos. Polônia, Peru, Colômbia e México também registraram ocorrências.
Segundo o portal Comunique-se, a ação está relacionada ao phishing, prática de criminosos virtuais que roubam dados pessoais para diversos tipos de fraudes.
Como funcionava
O internauta recebia uma notificação no Facebook, citando que tinha sido citado em um comentário. Ao clicar no ícone, o computador fazia o download de um vírus trojan, que instalava, entre outros itens, uma extensão maliciosa no navegador Google Chrome.

A partir daí, o acesso usando o browser infectado permitia que os criminosos tivessem controle da conta do usuário. Com isso, seria possível extrair dados, alterar configurações de privacidade, além de criar curtidas e compartilhamentos fraudulentos na rede social. Os ataques foram efetivados por meio de Windows, tanto por PCs quanto em dispositivos móveis.
Reação

Google e Facebook já se posicionaram para deter o alcance do roubo de dados. A extensão foi excluída da Chrome Web Store, enquanto a rede social bloqueou a propagação do malware. Para que os internautas possam se proteger de ataques do tipo, algumas medidas foram recomendadas pela Kaspersky: a instalação de programas de segurança e busca contra extensão desconhecidas. Também é necessário evitar clicar em links enviados por estranhos.
fonte www.jornalatribuna.com

Nenhum comentário: