sexta-feira, 5 de agosto de 2016

Feijó está entre as dez cidades do país com mais focos de queimadas das últimas 48 horas, diz Inpe

A cidade de Feijó (AC) está entre as dez cidades com maior número de focos de queimada nas últimas 48h, segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). O primeiro lugar no ranking nacional é ocupado pelo município Porto Velho (RO). Os números se alteram conforme atualização do Inpe.

Segundo os dados, a cidade acreana está com 32 focos de queimadas e ocupa o sétimo lugar das dez cidades apontadas com maior número de focos. Uma das principias causas identificadas é a prática do cidadão de tentar limpar os quintais com fogo, o que acaba causando danos maiores.

O Estado do Acre enfrenta atualmente um dos períodos mais delicados, que é a estiagem. Dados do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) revelam que, de julho até agosto, o Acre já registrou 533 queimadas, entre urbanas e rurais.

Feijó, seguido de Rio Branco, Tarauacá, Manoel Urbano, Sena Madeira e Cruzeiro do Sul, lidera o ranking de focos de calor em todo o estado. As queimadas urbanas e os incêndios florestais estão sendo monitorados pela Secretaria de Estado Meio Ambiente (Sema) e demais órgãos ambientais.

Os crimes ambientais estão sendo fiscalizados, e os responsáveis, autuados, como previsto em lei. Operações de fiscalização e repressão são realizadas em todo o estado diariamente pelo Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac), Batalhão de Policiamento Ambiental (BPA) e o Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer).

fonte   www.ac24horas.com

Nenhum comentário: