sexta-feira, 19 de agosto de 2016

TARAUACÁ: Governo amplia abastecimento de água no município

Obras de ampliação da ETA em Tarauacá custaram R$ 850 mil (Foto: Arison Jardim/Secom)
Agência Acre - Com olhar para a saúde e dignidade da população de Tarauacá, o governo do Acre duplica a produção de água e garante a ampliação da rede de distribuição no município. Com um investimento de mais de R$ 1 milhão, em parceria do com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), fica garantida uma boa distribuição de água para os próximos 20 anos.

Distribuindo mais de 270 litros de água para cada família de Tarauacá, o novo conjunto conta com duas novas Estações de Tratamentos (ETAs), entregues nesta sexta-feira, 19, que se somam às outras duas já existentes e também à ampliação da rede de distribuição.

O futuro, do ponto de vista da saúde e do bem-estar da comunidade, é garantindo com este trabalho. “Estamos fazendo com que a água de boa qualidade seja bem tratada e bem distribuída. Assim, garantimos uma produção suficiente para abastecer toda a cidade, de forma intensa, todos os dias. Em seguida, já começamos a fazer o reforço e ampliação da rede de distribuição”, afirma Edvaldo Magalhães, diretor-presidente do Departamento de Saneamento e Pavimentação do Acre.

Mantendo os investimentos para a comunidade, o governo fez com que nos últimos 15 anos a rede de distribuição pulasse de 62 casas para mais de 5.000 atualmente. Agora, com a entrega da nova ampliação, a ETA tem capacidade de produção de 160 litros de água por segundo.

O governador Tião Viana falou do impacto que esse trabalho terá na vida da cidade, lembrando ainda que até 2018 todos os municípios do estado terão sua distribuição de água assegurada ou ampliada: “Oinvestimento contribui de forma definitiva para melhorar a saúde da população de Tarauacá. A água inadequada é a principal fonte de transmissão de doenças em qualquer país abaixo da Linha do Equador. Com a distribuição de água totalmente potável, diminiui-se em 50% a mortalidade infantil, e vocês, servidores do Depasa, podem bater no peito e se orgulhar dessa contribuição para as crianças desta cidade.

O que disseram

Jorge Viana, senador da República: “Nosso trabalho no Congresso tem ajudado o Estado a garantir bons recursos para investimentos como esse, que amplia a qualidade de vida da população. Hoje é o governo de Tião Viana que segue o que, nos últimos 15 anos, começamos a mudar na distribuição de água em Tarauacá e em todo o estado.”

Moisés Diniz, deputado federal: “Há 31 anos, eu e Edvaldo, fazíamos protestos aqui em Tarauacá, para que houvesse água nos bairros mais pobres da cidade. Para hoje e o futuro, nosso governo garante uma distribuição ampla para toda a cidade.”

Perpétua Almeida, ex-deputada federal: “Eu lembro dos tempos em que outros governos destruíam os empreendimentos públicos de nosso Estado, como o Banacre, onde eu trabalhei. Agora, podemos ver nosso esforço para fortalecer o trabalho em prol do bem-estar de toda a população do Acre. Tenho acompanhado de perto a luta para garantir água em Rio Branco e nas outras cidades.”

Daniel Zen, deputado estadual: “É importante pontuar como o governo do Estado consegue, mesmo em momento de crise, manter todas suas finanças e ainda realizar investimentos para a população. Isso é uma opção política que fazemos no Acre.”

Jenilson Leite, deputado estadual: “A água de boa qualidade é de total importância para os cuidados da saúde de uma cidade. Esse trabalho do governo do Estado casa com o trabalho da prefeitura municipal em garantir áreas para as famílias que viviam em regiões próximas ao rio e sofriam todos os anos com suas adversidades.”

Nenhum comentário: