segunda-feira, 19 de setembro de 2016

Estudo revela que quase dois milhões de pessoas poderão morrer em acidente de trânsito até 2020


O Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran) realiza entre os dias 18 e 25 de setembro a Semana Nacional do Trânsito 2016 (SNT). A abertura oficial do evento será na próxima segunda-feira, às 9 horas na Assembléia Legislativa do Acre.
Durante a Semana Nacional de Trânsito, todo o país estará mobilizado para práticas que combatam a violência no trânsito. Este ano, com o tema “Eu Sou Mais Um Por Um Trânsito Mais Seguro”, escolhido pelo Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), as ações educativas visam tornar o trânsito mais humano, através da mudança de posturas em favor do bem comum.
O tema acompanha a evolução da campanha “Década Mundial de Ações Para a Segurança do Trânsito – 2011/2020”, criada pela Organização das Nações Unidas com base em um estudo da Organização Mundial da Saúde (OMS) que contabilizou, em 2009, cerca de 1,3 milhões de mortes por acidente de trânsito em 178 países. Aproximadamente 50 milhões de pessoas sobreviveram com sequelas.
O mesmo estudo aponta que se nada for feito, a OMS estima que 1,9 milhões de pessoas devem morrer no trânsito em 2020 e 2,4 milhões, em 2030. Nesse período, entre 20 milhões e 50 milhões de pessoas sobreviverão aos acidentes a cada ano com traumatismos e ferimentos. A intenção da ONU com a “Década de Ação para a Segurança no Trânsito” é poupar pelo menos cinco milhões de vidas até 2020.
No Acre, a SNT será realiza em diversas cidades. Na capital a programação prevê blitzes educativas em vários pontos de Rio Branco, educação viária em escolas, bares e restaurantes e uma caminhada em alusão ao Dia Mundial Sem Carro, dentre outras atividades.
A ideia é mostrar à sociedade que cada cidadão é responsável por sua segurança no trânsito, e dessa forma, levá-lo a refletir sobre a importância de boas escolhas durante os seus percursos.
A Semana Nacional de Trânsito está prevista na Lei 9503, de 23 de setembro de 1997 – Código de Trânsito Brasileiro, e é comemorada anualmente entre os dias 18 e 25 de setembro, com a finalidade de conscientizar a sociedade com a internalização de valores que contribuam para a criação de um ambiente favorável ao atendimento de seu compromisso com a “valorização da vida” focando o desenvolvimento de valores sociais e atitudes, no sentido de garantir o direito de ir e vir dos cidadãos. (Assessoria Detran)
fonte contilnetnoticias.com

Nenhum comentário: