segunda-feira, 5 de setembro de 2016

Oposição debate futuro de Rio Branco em rodada de cerveja na “Boi Cagão”

No Acre vem se tornando comum debater o futuro do povo em mesas fartas de comidas e bebidas. A maioria das campanhas eleitorais começam com políticos fazendo suas refeições em restaurantes populares, como é caso do senador Jorge Viana e o prefeito Marcus Viana, ambos do PT. Já virou tradição, os dois tomarem café da manhã nos quiosques dos mercados públicos. O governador do Acre, Sebastião Viana (PT) é mais econômico, ele costuma resolver as questões de apoios com simples cafezinhos no seu gabinete na Casa Rosada.

Com os líderes de oposição não poderia ser diferente. Os personagens que poderão protagonizar a escolha da chapa majoritária que disputará o comando político da capital do Acre se reuniram no final de semana, na chácara Boi Cagão do senador Sérgio Petecão (PSD) para um animado churrasco regado com muita cerveja. A mesa farta da oposição teria como prato principal a construção de uma chapa que poderá ter a deputada Eliane Sinhasique (PMDB) como o principal nome para encabeçar a disputa pela prefeitura de Rio Branco.

O animado encontro que reuniu Márcio Bittar (PSDB), Sérgio Petecão, João Correia (PMDB), Eliane SInhasique, além dos dirigentes de PPS, PSD, PSDB e PMDB foi parar nas redes sociais. As imagens do mesa-redonda da oposição onde, segundo a deputada Eliane Sinhasique, debateu o futuro de Rio Branco, foram parar nas redes sociais. A publicação do facebook da peemedebista diz assim: “Todos nós, da oposição, debatendo o que precisa ser feito para uma administração eficiente na cidade de Rio Branco! Que venha 2016!”

O diálogo citado e as imagens postadas pela pré-candidata mostram na estrutura, que o debate sobre o futuro dos rio-branquenses não fugiu da regra dos comes e bebes dos últimos encontros de líderes políticos, sendo tocado à cerveja, churrasquinho, uísque, muita comida e bebidas diversas. Nas fotos aparece além de Eliane Sinhasique, o candidato do PSDB derrotado nas últimas eleições, Marcio Bittar – que visita novamente a capital – o senador Sérgio Petecão, o professor João Correia e outras lideranças da executiva do PMDB.

Eliane Sinhasique não divulgou na sua página os acertos da domingueira da oposição, nem se o seu nome recebeu as bênçãos dos cardeais presentes no banquete. O contraditório neste episódio é que alguns dos líderes de oposição citados na postagem não se sentam à mesma mesa para debater politica e o futuro de Rio Branco ou do Acre, desde que o tucano Márcio Bittar perdeu o segundo turno em 2014 para o governador Sebastião Viana. Outro detalhe é que o atual presidente do PSDB não se afina com o PMDB e PSD.

O presidente do PSDB, Major Rocha, não foi convidado para reunião política do último domingo, mas o tucano bico duro discorda dos cardeais do PMDB e teria contas a acertar com o PSD. Principalmente, quando as discussões giram em torno da escolha dos nomes dos candidatos que dividirão as chapas majoritárias nos municípios de Cruzeiro do Sul e Rio Branco. Na segunda maior cidade do Estado, Rocha defende o nome de Henrique Afonso (PMDB). Na capital, o dirigente tucano apresenta a professora Socorro Neri, como candidata.

Na cozinha do senador Petecão, uma espécie de consenso começa ser trabalhado, as cenas publicadas na Chácara Boi Cagão lembraram os encontros do Restaurante Piantella em Brasília, com uma única diferença, na propriedade particular de Petecão, em Rio Branco, sentam à mesa, os que comungam do seu pensamento. Uma restrita lista de convidados é disparada pelo whatsapp sempre que o senador passa fim de semana na terrinha. Os próprios participantes dizem que de lá, já foram arquitetadas estratégias contra políticos da própria oposição.

Da redação ac24horas 13/10/2015 07:06:49

Nenhum comentário: