segunda-feira, 7 de novembro de 2016

ACRE SÓ TEM UMA PREFEITURA NO VERMELHO, DIZ CNM

Apesar de todas as dificuldades, um estudo divulgado nesta segunda-feira, 7, pela confederação Nacional dos Municípios mostra que apenas uma prefeitura do Acre está realmente com as contas no vermelho. Na comparação com os demais Estados, o Acre é o único que só tem um município com esse tipo de problema.
A cidade não foi divulgada e a lista pode mudar a qualquer momento porque são muitos os convênios e situações que podem incluir ou excluir uma prefeitura no cadastro de inadimplentes da União.
Feito após o primeiro turno das eleições com 3.155 prefeitura o levantamento apontou que 77% delas estão no vermelho. Em nível nacional, o rombo chega a R$ 69 bilhões. O problema traz vários outros complicadores. O atraso de salário não é o único efeito colateral da crise fiscal dos municípios. Em casos mais graves, serviços de educação, saúde e limpeza pública estão sendo afetados. Em Paramoti, escolas estão operando em meio período por falta de merenda, e a coleta de lixo foi suspensa porque a empresa contratada não recebeu.
Em agosto passado, um outro estudo da CNM indicava que penas dois municípios do Acre, Santa Rosa do Purus e Sena Madureira, tinham as contas tidas como ajustadas sob o ponto de vista da Lei de Responsabilidade Fiscal. A grande maioria estava com o alerta vermelho ligado e se encontra, segundo a CNM, em situação emergencial. A pior situação era a de Manoel Urbano, que compromete 71,78% de sua receita com despesa de pessoal. Outros 14 prefeituras estão nessa condição.
fonte www.jornalatribuna.com

Nenhum comentário: