quinta-feira, 12 de janeiro de 2017

Adjetivo

O que é Adjetivo:

Adjetivo é toda palavra que caracteriza o substantivo, indicando-lhe qualidade, defeito, estado, condição, etc. Ex.: homem bom (qualidade), menino traquina (defeito), moça feliz (estado), família rica (condição).

O adjetivo pode aparecer antes ou depois do substantivo. Ex.: linda moça ou moça linda.
Flexões dos adjetivos

Um adjetivo apresenta três formas de flexão: gênero (masculino e feminino), número (singular e plural) e grau (comparativo e superlativo).

O grau do adjetivo expressa a intensidade com que o adjetivo caracteriza o substantivo. O grau comparativo pode ser de superioridade (mais alta que), de igualdade (tão alta quanto) e inferioridade (menos alta que).

O grau superlativo indica que uma característica é atribuída em máxima intensidade ao substantivo. O grau superlativo pode ser absoluto e relativo. O absoluto pode ser sintético (A árvore era altíssima), e analítico (A árvore era muito alta). O grau relativo pode ser de superioridade (Essa árvore é a mais alta da praça) e de inferioridade (Essa árvore é a menos verde da praça).
Adjetivo pátrio

Os adjetivos podem se referir a cidades, países, continentes, etc. exprimindo a nacionalidade. Ex: Amazonense (do Amazonas), baiano (da Bahia), catarinense (de Santa Catarina), etc.
Locução adjetiva

A locução adjetiva é toda expressão (duas ou mais palavras) que aparecem no lugar de um adjetivo. Ex.: amor de mãe, casa de campo, avaliação por mês. A locução adjetiva sempre começa com uma preposição.

A maioria das locuções adjetivas é substituída por um adjetivo correspondente. Ex: amor materno, casa campestre, avaliação mensal.

O significado de Adjetivo está na categoria: Língua Portuguesa

Nenhum comentário: