quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

MICROCEFALIA PROLIFERA EM ALDEIA DE FEIJÓ

Uma comunidade indígena, pertencente uma aldeia, denomina terra nova no auto Rio Envira, está convivendo com um alto índice de microcefalia uma doença neurológica rara em que a cabeça e o cérebro da criança infectadas são significativamente menores do que os de

outras da mesma idade e sexo. A microcefalia normalmente é diagnosticada no início da vida e é resultado do cérebro não crescer o suficiente durante a gestação ou após o nascimento. A aldeia terra nova está localizada no auto Rio Envira, e tem um povoado de aproximadamente 100 índios.O filho do cacique, Antônio Bilosco Culina, disse a nossa reportagem que sua comunidade vive desprovida de apoio dos órgãos representantes dos povos indígenas. Eles alegam que a maioria das crianças que nascem, estejam contaminadas com a doença, prejudicando as condições de trabalho de nossos irmãos.
Recentemente o Ministério da Saúde confirmou a relação entre o Zika vírus e o surto de casos de microcefalia no nordeste do país em 2015. A febre zika, ou simplesmente zika vírus, é uma infecção causada pelo vírus ZIKV, transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, mesmo transmissor da dengue e da febre chikungunya. Cada vez mais estudos tentam esclarecer a relação entre esses dois quadros. No caso dos índios da aldeia terra nova é possível que todos tenham sidos afetados pelo vírus ZIKV.
causa da microcefalia for genética é possível preveni-la. Por isso é importante fazer o aconselhamento genético antes de engravidar. Além disso, a melhor forma de se prevenir não só a microcefalia, mas diversas outras doenças. Os índios temem que suas gerações futuras sejam formadas somente por índios nánnos.
fonte www.feijo24horas.com

Nenhum comentário: