quarta-feira, 12 de abril de 2017

MORRE O EX - DEPUTADO FEDERAL JOÃO TOTA


Falecu nesta Quarta-feira na cidade de São Paulo o ex prefeito e ex deputado federal pelo Acre: João Soares de Figueiredo (O João Tota). O mesmo se encontrava internado no hospital Sírio Libanês, onde fazia tratamento de saúde. As informações ainda são poucas, mas segundo pessoas mais próximas, mesmo com parte de seus familiares na Paraíba, esposa e filhos irão transladar o corpo para Cruzeiro do Sul, cidade onde o mesmo constituiu toda trajetória política.

João Tota Soares de Figueiredo (Teixeira, 20 de outubro de 1940) é um engenheiro agrônomo e político brasileiro que foideputado federal pelo Acre.
Quem foi João Tota:
Filho de Luís Furtado de Figueiredo e Gregória Simões Ribeiro. Aluno da Universidade Federal da Paraíba formou-se em Agronomia em 1967 e no ano seguinte migrou para o Acre onde trabalhou em Rio Branco fixando-se depois em Cruzeiro do Sul onde foi nomeado prefeito pela ARENA em 1975 visto que a cidade era considerada área de segurança nacional pelo Regime Militar de 1964 e manteve-se no cargo até a eleição direta de seu sucessor em 1985 quando já estava filiado ao PDS sendo derrotado na eleição para senador em 1986.
Sua gestão como prefeito de Cruzeiro do Sul permitiu sua eleição como deputado federal em 1990 votandoa favor do impeachment de Fernando Collor em 1992.
Suplente na eleição seguinte, foi diretor do Departamento de Estradas de Rodagem no governo Orleir Cameli até que a renúncia de João Maia o levou a ser efetivado em 23 de maio de 1997 sendo reeleito em 1998 e efetivado após o pleito de 2002 quando a Justiça Eleitoral cassou o mandato de Narciso Mendes.
fonte www.politicaemdebate.com

Nenhum comentário: