sexta-feira, 23 de fevereiro de 2018

Todos no mesmo barco


O deputado Jenilson Lopes (PCdoB) está defendendo que o prefeito Marcus Alexandre e o governador Tião Viana ajudem a construir uma chapa para deputado estadual em que estejam dentro todos os deputados da FPA e os secretários que são candidatos a uma vaga na Aleac. No caso dos secretários candidatos a deputado, ele sustenta que todos têm que correr o mesmo risco dos deputados. Na sua previsão este chapão poderia eleger 12 deputados e deixaria todos numa igualdade de disputa. Na sua proposta seria formada outra chapinha com candidatos que não tenham mandato. A proposta de Jenilson (foto) faz muito sentido quanto ao número de deputados a se eleger, mas deve encontrar barreiras entre os secretários e alguns deputados que se articulam em outro plano. Não será costurada sem ajuda do governador e do prefeito. Até porque o PT já anunciou e trabalha para ter uma chapa própria.


NÃO ENTENDEU
A vereadora Elzinha (PDT) ainda não entendeu que a oposição não está no plenário para ficar paparicando e incensando o prefeito Marcus Alexandre, isso é papel da base do prefeito, a qual ela integra. Vereador de oposição é para criticar, denunciar e cobrar e não para amaciar.

PAPEL RESERVADO
Aliás, a bancada de vereadores da oposição é uma das mais atuantes das últimas legislaturas.

CHAPA FECHADA
O deputado Jairo Carvalho (PSD) não esconde de ninguém – disse até na tribuna – que, para o Senado apoiará a reeleição de Sérgio Petecão (PSD) e o segundo voto será do Ney Amorim (PT). Mesmo da oposição a sua decisão deve ser respeitada em não apoiar Márcio Bittar (PMDB).

BOCA TORTA
A secretária da SEHAB Jananína Guedes está contando uma história com um enredo que não bate com o real. Não pode colocar culpa no Temer pela não construção de novas unidades de habitação. Seu partido esteve 20 anos no poder federal. E ademais existem vários esqueletos de conjuntos abandonados. Não deram conta do que está aí, como reclamar por mais?

COSTURANDO A REELEIÇÃO
O deputado Raimundinho da Saúde (PODEMOS) articula bem a sua reeleição, com iniciativas que rendem votos, além de meritórias, como a arrecadação de fundos particulares para a aquisição de cadeiras de rodas, cuja demanda estadual é de centenas. Este era um dever do governo. Mas há 3 anos o governo não compra uma cadeira. A causa do parlamentar é nobre.

FICA SÓ NO TRIVIAL
O Senado fica só no trivial dos discursos contra a violência, não reformula um Código Penal que é de 1940, para fixar penas mais altas de punição. E quanto a nossa bancada federal deveria estar unida para a vinda de 39 milhões de reais para a secretaria de Segurança.

REUNIÃO PRELIMINAR
O grupo do deputado federal Alan Rick (DEM) esteve reunido ontem em Brasília com o presidente nacional do DEM, senador Agripino Maia, para tratar da mudança no comando do partido no Acre. O atual presidente Tião Bocalom (DEM) não compareceu. Até o fechamento da coluna não se sabia do desfecho. Na segunda fase deverá ser ouvido o presidente Bocalom.

FINAL PREVISÍVEL
É um final previsível: no cabo de guerra ganha o grupo do deputado federal Alan Rick (DEM).

EXIGÊNCIA DO PMDB
Todos os candidatos da oposição num chapão. Nada de chapa alternativa. Esta é a proposta defendida pelo presidente do PMDB, deputado federal Flaviano Melo. O PMDB não tem chapa própria para Federal e precisa da coligação proposta para emplacar os seus candidatos.

FIM DO USO POLÍTICO
Com os requerimentos para que fosse falar na Câmara Municipal de Rio Branco e na Assembléia Legislativa vetados em votação nas duas casas, o empresário Jarbas Soster não terá palcos oficiais para as suas denúncias sobre o programa “Ruas do Povo”.

NÃO FARIA SENTIDO
Mesmo porque a sua ida às duas casas não faria muito sentido, já acionou o DEPASA na justiça.

VICE DESCARTADO
O presidente do PSDB, Major Rocha, me disse que, o foco do partido é na candidatura da irmã Mara Rocha (PSDB) para o Senado e que a questão do nome do vice, este deve ser uma escolha pessoal do candidato ao governo, Gladson Cameli (PP), que ele acatará.

ESCOLHA PRAGMÁTICA
A candidatura de Mara Rocha ao Senado embute outro componente lembrado pelo deputado federal Major Rocha: a vinda de recursos para a sua campanha a senadora, que poderia por tabela beneficiar os candidatos a deputado estadual da chapa tucana. É o que defende.

NÃO VOLTA ATRÁS
Pelo que ouvi do deputado federal Major Rocha (PSDB)

COSTURANDO ALTERNATIVA
O deputado Heitor Junior (PDT) já costura conversas com outros partidos para sair do PDT. Pode vir somar na coligação entre PODEMOS e PRB, que passaria ter cinco deputados na disputa. Josa da Farmácia, Raimundinho da Saúde, Juliana Rodrigues, André da Farmácia e Heitor Junior. Teriam que ter outros nomes de complementação ou só fariam dois deputados.

MATEMÁTICA ERRADA
O presidente do PDT, Tchê, um político tarimbado, comete uma avaliação errada ao querer a saída do deputado Heitor Junior (PDT) do partido. A votação de Heitor ajudaria a legenda do PDT a fazer mais deputados. Quanto mais cabra, mais cabrito, diz o velho e aplicável ditado.

OMISSÃO QUE DESFIGURA
Os nomes dos candidatos ao Senado, Fernando Lage e Sanderson Moura, não terem sido colocados para serem avaliados na última pesquisa foi um erro dos contratantes, porque modificaria os índices registrados das candidaturas que foram pesquisadas. Foi um furo.

DEUS SABE
Não me pergunte sobre quem será o vice a ser indicado pelo candidato ao governo, senador Gladson Cameli (PP) de forma definitiva. Depois de vários anúncios e recuos, só Deus sabe.

NÃO PODE POSTERGAR
Não pode é continuar postergando para não criar falsas expectativas entre os que brigam pela indicação, porque acaba levando para um clima de confronto sem a menor necessidade.

FORA DO PALANQUE
Nos comícios da oposição em Cruzeiro do Sul, o ex-prefeito Vagner Sales (PMDB) não estará no mesmo palanque do prefeito Ilderlei Cordeiro. Quer ficar longe para mostrar estarem apartados. Sua campanha e a da filha Jéssica Sales (PMDB) serão tocadas com a estrutura própria. Vagner quer evitar que associem o desgaste político de Ilderley ao seu nome.

TUDO DE NOVO
A prefeita de Brasiléia, Fernanda Hassem, terá de refazer muitas das ruas que já estavam recuperadas e que foram danificadas pela última grande chuva que atingiu a cidade. Foi nos moldes do que aconteceu em Rio Branco, uma chuva atípica pelo seu grande volume.

DEIXA A VIDA ME LEVAR
A candidatura do Lira Xapuri (PRTB) a governador será na base do deixa a vida me levar. Será uma candidatura sem estrutura partidária, por um partido pequeno e sem expressão no Acre.

É DA DEMOCRACIA
Mas é da democracia que todos tenham a liberdade de disputar um mandato, independente da estrutura partidária. Lira Xapuri sabe que é difícil ganhar dos caciques, mas vai à luta.

XEQUE-MATE
Esta proposta defendida pelo PCdoB de que todos os deputados da FPA e os secretários estaduais e municipais que pretendam disputar uma vaga de deputado estadual estejam em um chapão, quebra as articulações de alianças e filiações já programadas. Haverá reação.

LEITURA INCORRETA
A pesquisa que aparecer com Marcus Alexandre (PT) perdendo em Rio Branco e Gladson Cameli (PP) perdendo em Cruzeiro do Sul faz uma leitura incorreta do cenário. Isso é óbvio.

TESTE DE FOGO
A eleição será um teste de fogo para a professora Socorro Nery (PSB), quando assumir em definitivo a prefeitura de Rio Branco, a partir de 7 de abril. Nery nunca teve participações ativas nas disputas políticas, sua atuação sempre esteve restrita aos gabinetes da UFAC

COSTURA DELICADA
Uma costura que envolva a formação de um chapão com todos os deputados da FPA e os secretários candidatos a uma vaga na Aleac é uma costura delicada e não irá em frente se o governador Tião Viana e o prefeito Marcus Alexandre não assumirem as negociações.

JANELA ABERTA
A partir de março a janela está aberta para o político com mandato que queira mudar de partido sem problemas com a justiça eleitoral. No Acre não deverá ser grande a movimentação de cadeiras. Entre os atuais deputados estaduais apenas Heitor Junior (PDT) aventa mudar

Nenhum comentário: