Mais de seiscentos e cinqüenta alunos responderam as questões do
Programa de Avaliação de Aprendizagem dos Alunos (PROA), nos dias 15 e
16 de março do ano em curso (quinta e sexta). A avaliação interna foi
aplicada a todos os estudantes do 1º ao 5º ano.
O objetivo é diagnóstico. A avaliação busca identificar o que sabem os
alunos, o que não estão aprendendo, quais as maiores dificuldades de
aprendizagem em Língua Portuguesa e Matemática. As questões variam de
acordo com a idade e série.
A avaliação acontece em três fases: uma no início do ano letivo, outra no final do primeiro semestre e a terceira em dezembro, ao final do ano letivo. Os resultados direcionam planejamento e formação de professores e coordenadores pedagógicos.
QUANDO E ONDE SURGIU O PROGRAMA NO ACRE?
A implantação do Programa de Avaliação da Aprendizagem (PROA) começou em 2006 em Rio Branco, o programa foi apresentado como desencadeador e norteador do Programa de Formação Continuada. Não por acaso, o nome PROA que, assim como a proa de uma embarcação, sugere o que aponta a direção a ser seguida, que seria o ponto de partida que direcionaria todo o trabalho de formação dos professores.
Inicialmente, o foco da avaliação foi à escrita, uma vez que o objetivo estratégico da formação era garantir o direito à alfabetização para todas as crianças. Até o ano de 2009 eram avaliados alunos do 1º, 2º e 4º anos do Ensino Fundamental em Língua Portuguesa e Matemática. No entanto, a partir de 2014 o PROA foi estendido a todos os alunos do Ensino Fundamental.
A avaliação acontece em três fases: uma no início do ano letivo, outra no final do primeiro semestre e a terceira em dezembro, ao final do ano letivo. Os resultados direcionam planejamento e formação de professores e coordenadores pedagógicos.
QUANDO E ONDE SURGIU O PROGRAMA NO ACRE?
A implantação do Programa de Avaliação da Aprendizagem (PROA) começou em 2006 em Rio Branco, o programa foi apresentado como desencadeador e norteador do Programa de Formação Continuada. Não por acaso, o nome PROA que, assim como a proa de uma embarcação, sugere o que aponta a direção a ser seguida, que seria o ponto de partida que direcionaria todo o trabalho de formação dos professores.
Inicialmente, o foco da avaliação foi à escrita, uma vez que o objetivo estratégico da formação era garantir o direito à alfabetização para todas as crianças. Até o ano de 2009 eram avaliados alunos do 1º, 2º e 4º anos do Ensino Fundamental em Língua Portuguesa e Matemática. No entanto, a partir de 2014 o PROA foi estendido a todos os alunos do Ensino Fundamental.
Fonte: https://blogdasemetk.blogspot.com.br
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