sexta-feira, 18 de maio de 2018

Sargento da PM-AC e 4 militares do AM são presos por ameaçar posseiros no interior do Acre


Cinco policiais militares foram presos, na noite desta quarta-feira (16), por formação de grupo armado na localidade do Andirá, zona rural de Porto Acre, interior do estado. Destes, um é sargento da Polícia Militar do Acre (PM-AC) e os outros quatro são policiais militares da cidade de Boca do Acre, no Amazonas. Segundo a Polícia Civil, o grupo ameaçava moradores instalados em uma área de conflito de terras.
Além dos militares, outros três suspeitos foram presos na ação. Foram apreendidas diversas armas de fogo, inclusive dos policiais, munições, rádios, celulares, facas e algemas. Os policiais estão instalados no Batalhão de Operações Especiais (Bope).
Ao G1, a PM-AC informou que ainda não foi informada oficialmente da prisão. O comando deve se posicionar sobre o caso após ser informado.
Já o comandante da PM de Boca do Acre disse que está em Manaus e ainda não ficou sabendo da situação. Porém, um tenente da unidade ligou para ele avisando que iria para Rio Branco. Ele acredita que seja para resolver a situação.
O delegado Cleylton Videira, responsável pela Delegacia da 5ª Regional da Polícia Civil em Rio Branco, contou que realizou a ação após receber diversas denúncias anônimas falando que os suspeitos estavam ameaçando as famílias para deixar as casas. A localidade sofre uma reintegração de posse e o fazendeiro dono das terras teria contrato o grupo para expulsar os moradores.
“Ele contratou esse grupo armado para colocar as pessoas para fora de lá. Existe um conflito que é judicializado na esfera física. No entanto, agora avançou para a fase criminal de uma forma mais condutante e, tomando conhecimento desse fato, saímos em diligência. Apreendemos armas de fogo e conduzimos oito indivíduos para dar continuidade nas investigações”, explicou o delegado.
Videira falou ainda que a Promotoria de Defesa de Patrimônio Público deve ser informado sobre a situação para que os policiais sejam punidos por usar armamento público em outras situações. A polícia contou também que os suspeitos chegaram a efetuar disparos para amedrontar os moradores.
"Parte das armas apreendidas pertencem à polícia do Amazonas. Agora é identificar a conduta de cada indivíduo, de forma individualizada, e efetuar as comunicações necessárias. As armas serão encaminhadas à perícia, então, comunicaremos a Corregedoria da Polícia Militar do Acre e também do Amazonas para providências relacionadas a atuação dos policiais", ressaltou.
fonte g1.globo.com

Nenhum comentário: