terça-feira, 5 de junho de 2018

GOVERNO DO ESTADO LANÇA PRIMEIRA ETAPA DO CENSO ESCOLA NA REGIONAL TARAUACÁ ENVIRA

O Governo do Estado do Acre lançou nesta terça feira, 5 de junho, em Tarauacá, a Primeira Etapa do Censo Escolar 2018 da Regional Tarauacá-Envira. O ato aconteceu no auditório do CEDUP e contou com autoridades ligadas às redes de educação do estado e dos municípios de Tarauacá e Feijó.
A professora Francisca Aragão Coordenadora do Núcleo Estadual de Educação em Tarauacá, fez a abertura oficial, deu boas vindas às pessoas presentes e falou da importância do evento. Ainda na mesa das autoridades educacionais, os secretários municipais de educação de Tarauacá, Professor Orlando Bezerra e de Feijó, Professor Everley Nascimento, Professora Cardoci Paiva, Coordenadora do Núcleo de Educação em Feijó, Professora Rosária Solon da Paz, Diretora de Gestão da SEE, representando o Secretário de Educação Marcos Brandão, Glauber Nilson Abecassis, coordenador da Divisão de Estudos e Pesquisas - Depe, Coordenador Estadual do Censo - Jelsoni Calixto e a professora Maria Ilka Frota representando os gestores escolares.  
Na plenária, professores, servidores administrativos, gestores escolares, o coordenador local do censo, Professor Dagoberto Guimarães Oliveira e presidente do Sinteac Professor Lauro Benigno.
O Censo Escolar é um levantamento de dados estatístico-educacionais de âmbito nacional realizado pelo INEP, com a colaboração da Secretaria Estadual e Secretarias Municipais de Educação, e com a participação de todas as escolas públicas e privadas do país. É o principal instrumento de coleta de informações da educação básica, que abrange as suas diferentes etapas e modalidades de ensino. As informações sobre as escolas, as turmas, os professores e os alunos coletadas pelo censo são armazenadas em um sistema chamado educacenso. Estas informações auxiliam o poder público na tomada de decisões, bem como no planejamento de ações para aprimorar a qualidade da educação.

No Acre, o Censo Escolar é acompanhado pela Divisão de Estudos e Pesquisas Educacionais – DEPE, órgão da SEE vinculada ao INEP/MEC, cuja missão é promover estudos, pesquisas e avaliações sobre o Sistema Educacional com o objetivo de subsidiar a formulação e implementação de políticas públicas para a área educacional, a partir de parâmetros de qualidade e equidade, bem como produzir informações claras e confiáveis aos gestores, pesquisadores, educadores e o público em geral.

O Censo Escolar é coordenado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), do Ministério da Educação, e realizado por intermédio das secretarias estaduais e municipais de todo o Brasil. No Acre, a coleta de dados das escolas passa pela Divisão de Estudos e Pesquisas (Depe), por meio da SEE, e abrange os mais de 170 mil alunos da educação básica na rede pública, divididos entre as 1.618 escolas do estado, todas cadastradas no Censo. 


Em vídeo o coordenador estadual Glauber fala sobre o encontro.

“Essa coleta de dados é dividida em duas etapas. A primeira consiste no preenchimento da matricula inicial, quando colhemos informações sobre as escolas, turmas, alunos e profissionais escolares em sala de aula. A segunda etapa ocorre com o preenchimento de informações sobre a situação do aluno e, ainda, considera os dados sobre o movimento, rendimento escolar dos alunos e finalização do ano letivo”, esclarece o coordenador da Depe, Glauber Nilson Abecassis.


Em vídeo a fala do coordenador local Dagoberto Guimarães.
Em Tarauacá esse Trabalho é de responsabilidade do Núcleo Estadual de Educação através do Professor Dagoberto Guimarães Oliveira.

Incluir as informações de todos os estabelecimentos de ensino do Acre no banco de dados do Censo é indispensável para compreender a situação educacional do estado e manter os recursos que sustentam o funcionamento da escola. 

Os indicadores são um retrato fiel da educação, já que apresentam a característica socioeconômica de cada instituição de ensino de todos os estados brasileiros. 

Censo Escolar

Os dados são inseridos pelos gestores de escola no site do Educacenso, plataforma disponibilizada pelo Inep, anualmente, na qual deve ser respondido um questionário com quantitativo de matriculas, medidas administrativas e outras informações.

Informações de extrema importância para o repasse de recursos do Fundeb, Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e Programa Nacional de Apoio ao Transporte do Escolar (PNATE). O resultado obtido pelo Censo Escolar contribui na construção de competências e aperfeiçoamento da qualidade da educação, transformando em conhecimento os dados obtidos por meio da base estatística.

Dessa forma, a necessidade de buscar as intervenções pedagógicas ocorre através dos números que traduzem a realidade econômica e cultural de cada escola.

Assessoria de Comunicação
Nucleo de Tarauacá

Nenhum comentário: