sexta-feira, 17 de agosto de 2018

Accioly é um amigo conterrâneo de longas datas. Por Jamisson Neri‎.


Accioly é um amigo conterrâneo de longas datas. Foi o cara que me ensinou a entender que a terra é redonda, pois foi meu professor de Geografia na 5ª e 6ª série, na Escola Municipal Professor José Augusto de Araújo, em Tarauacá. Uma camarada por quem sempre tive e tenho profunda admiração.

Vocacionado para o magistério, Accioly iniciou como professor ainda muito jovem. Passados alguns anos, atuando como educador, ali, na terra do abacaxi, que se ufana de ter sido a terra de José Potiguara, Djalma Batista, Leandro Tocantins, Sólon da Cunha, traçou os primeiros ensaios de sua futurística carreira de sindicalista do SINTEAC, impulsionada pelo desejo nato de defender os interesses de todos os trabalhadores em Educação.

No meio social, demonstrando ser um insigne articulador, envolvendo-se nos movimentos sociais de seu bairro, teve a valente façanha de fundar a Associação dos Moradores do Bairro COHAB – bairro onde morei – abrindo caminhos para o aperfeiçoamento da sua relação com a comunidade local. O magistério sem dúvida foi, com efeito, o campo inicial de sua atuação nas lutas sociais em Tarauacá e em todo o Estado, como professor e como sindicalista. Voltou-se, pois, para o campo da comunicação no rádio. Fundou a Rádio Comunitária Nova Era FM; tornou-se insigne comunicador e embebeceu-se com o sucesso da Rádio Nova Era FM. Transformou-se miraculosamente num luculento e loquaz comunicador de rádio – cuja pena é o seu dilatado reconhecimento pela sociedade tarauacaense na vasta arena da radiocomunicação. Seus ideais refletem o inegável desejo de fazer o melhor pelo seu povo – que é o meu também – movido pelas inquietações concebidas durante toda sua vida pessoal e profissional.

Decidiu se candidatar a cargo de Deputado Estadual. E nisso acertou porque os movimentos sociais foram o proscênio para as suas lídimas vitórias em defesa da justiça social e dos trabalhadores em educação e a estrada larga para a sua projeção em direção a ALEAC.

Accioly ascendeu calmamente, com esforço e perseverança, os sucessivos degraus de sua carreira como professor, sindicalista e radiocomunicador, na incansável busca dos interesses daqueles que necessitam de uma voz altiva para defendê-los e representa-los, devolvendo-lhes a esperança e a fé de que é possível viver dias melhores.

Rio Branco-Acre, 15 de agosto de 2018.

Jamisson Neri - Tarauacaense, Major Da Policia Militar do Acre

Nenhum comentário: