domingo, 2 de setembro de 2018

Benefícios e para que serve a graviola

Graviola: Para que serve, propriedades e como consumir
Por causa das suas propriedades, a graviola pode ser utilizada em diversas situações, como:
Diminuição da insônia, pois possui em sua composição compostos que promovem o relaxamento e a sonolência;

Hidratação do organismo, já que a polpa da fruta é constituída principalmente por água;
Diminuição da pressão arterial, pois é um fruta com propriedades diuréticas, auxiliando, assim, a regular a pressão;

Tratamento de doenças do estômago, como a gastrite e a úlcera, já que possui propriedades anti-inflamatórias, diminuindo a dor;

Prevenção da osteosporose e anemia, pois é uma fruta muito rica em cálcio, fósforo e ferro;
Tratamento da diabetes, pois possui fibras que impedem que o açúcar aumente rapidamente no sangue;

Retardo do envelhecimento, já que possui propriedades antioxidantes, combatendo, assim, os radicais livres;

Alivio das dores do reumatismo, pois possui propriedades antirreumáticas, diminuindo a inflamação e a dor.

Além disso, alguns estudos demonstraram que a graviola pode ser utilizada como complemento do tratamento contra o câncer, pois possui uma substância antioxidante capaz de destruir as células cancerígenas sem provocar danos às células normais.

A graviola também pode ser utilizada para o tratamento da obesidade, prisão de ventre, doenças no fígado, enxaqueca, gripes, verminoses e depressão, já que é um ótimo modulador do humor.
Como consumir

A graviola pode ser consumida de diversas formas: natural, como suplemento em cápsulas, em sobremesas, chás e sucos. Tudo da graviola pode ser aproveitado, desde a raiz até as flores.

Chá de graviola: É feito com 10 g de folhas de graviola secas, que devem ser colocadas em 1 litro de água fervente. Após 10 minutos, deve-se coar e consumir 2 a 3 xícaras após as refeições;

Suco de graviola: Para fazer o suco basta baterno liquidificador 1 graviola, 3 pêras, 1 laranja e 1 mamão, juntamente com água e açúcar a gosto. Depois de batido, já pode consumir. 
Contra-indicação do uso da graviola

O consumo da graviola não é indicado para gestantes, pessoas com caxumba, aftas ou ferimentos na boca, já que a acidez da fruta pode causar dor, e pessoas com hipotensão, pois um dos efeitos colaterais da fruta é a diminução da pressão arterial.

Além disso, as pessoas hipertensas devem ter orientação do cardiologista à respeito do consumo da graviola, pois a fruta pode interagir com os medicamentos utilizados ou até mesmo diminuir muito a pressão, podendo levar a um quadro de hipotensão.
Mais sobre este assunto:

Nenhum comentário: