domingo, 2 de setembro de 2018

EM TARAUACÁ, ATIVISTAS FUNDAM ONG EM DEFESA DOS ANIMAIS.

A Sociedade civil é a base de todas as relações, econômicas, culturais, sociais e ideológicas, de onde emanam os conflitos que demandam soluções políticas e, ao mesmo tempo, de onde emanam alternativas para a solução de conflitos surgidos na órbita política. É parte de um todo, voltado ao bem estar comum”. 
Pode-se afirmar que a “Sociedade civil organizada” é uma parte da sociedade civil que se organiza na luta por maior inserção na atividade política, legitimada, principalmente, pela ocorrência de duas determinantes: a impossibilidade de resolução dos grandes problemas, que hoje assolam a humanidade, através de ações apenas governamentais ou de mecanismos de mercado; e em função da atual situação de descrédito nos sistemas de representação política.” Ivan Claudio Marx.
Os animais estão inseridos no capítulo de Meio Ambiente da Constituição Federal, tendo seus direitos garantidos, sem qualquer descriminação de categoria. Estão ainda protegidos por Leis Federais, Estaduais e Municipais.

A participação dos defensores dos animais, seja na edição destas leis ou para evitar os constantes retrocessos propostos por membros inseridos na política, eleitos para garantir que os interesses financeiros de grupos ligados a exploração animal sejam preservados e aumentados, é fundamental.
Um grupo de pessoas do Município de Tarauacá, se propôs a ser protagonista de uma importante ação que contribuirá para a luta dos defensores dos animais de todo tipo de crueldade.

Na tarde deste sábado, 01 de setembro, reunidos num abrigo improvisado para acolhimento de cães doentes ou que sofrem maus tratos retirados das ruas, o grupo fundou a primeira ONG do município de Tarauacá com objetivo de empunhar a bandeira e encampar as lutas em defesa da causa animal.
A Associação Cão Amigo – ACA, é uma organização não governamental composta por defensores da causa animal e que se propões a organizar a luta em defesa dos mesmos, elegeu sua primeira diretoria tendo Maire Sampaio como a primeira presidenta. Além da escolha da primeira diretoria, os membros presentes também aprovaram o estatuto da entidade.
Em sua fala a presidente eleita disse que naquele momento estava realizando um sonho. “Estou realizando um sonho não por ser eleita presidente, mas, por saber que os amantes dos animais resolveram se juntar pra ajudar na defesa dos mesmos”, falou a presidente.
Participaram ainda do ato de fundação da entidade, a Vereadora e ativista Janaina Furtado, o Professor e Comunicador Raimundo Accioly, O vice presidente do Sinteac Professor Eurico Paz, a professora Francisca Santos, a Servidora do Tribunal de Justiça Bia Leão e outros membros.
Os primeiros grandes desafios da diretoria eleita são de realizar os procedimentos para legalização da entidade e faze uma campanha para arrecadar donativos (Remédios, Ração, Material de Construção) para o abrigo dos animais.
A ONG pretende firmar convênio com a prefeitura para administrar o Canil Municipal após a construção que foi garantida, em reunião, pela prefeita Marilete.
Postado por Accioly Gomes

Nenhum comentário: