quinta-feira, 11 de janeiro de 2018

Rio Acre: Defesa Civil registra 12,17m nesta quinta; Prefeitura já começa a construir abrigos provisórios

Rio já está próximo da cota de alerta. Chuvas continuam intensas nos próximos dias

Na medição realizada na manhã desta quinta-feira (11) no rio Acre, a Defesa Civil aferiu preocupantes 12,17 metros. O nível das águas que se aproxima cada vez mais da cota de alerta (13,50m) assusta e a prefeitura de Rio Branco já providencia abrigos para as famílias que moram às margens do rio e deu início na tarde de quarta-feira ao plano de Contingência que inclui a limpeza do Parque de Exposições.

Só de chuvas, nas últimas 24 horas, foram índices que chegaram à casa dos 8,6mm. Na capital, Estado e Prefeitura já discutem ações.

“A gente pensa no que pode acontecer de mais grave e torce, claro, para que não ocorra. Mas havendo a necessidade, nós precisamos dar a resposta e nós estamos preparados para isso. É a preparação que nos dá a tranquilidade das ocorrências que são típicas da nossa região amazônica, de tratá-las com aquilo que é o respeito à população e com a serenidade que a prevenção nos garante e que é adequada para esse tipo de evento”, declarou Nazareth Araújo em uma reunião na quarta-feira (10).

Os índices pluviométricos estão sendo monitorados pelo Governo e ações – tanto preventivas como de amparo às famílias – devem ser divulgadas nos próximos dias.

Rio está próximo da cota de alerta

Rio atinge cota até domingo

O rio Acre pode atingir sua cota de alerta até domingo (14). A previsão é do pesquisador Davi Friale. Em todo o Estado, o rio já atinge níveis preocupantes e, com as previsões de chuvas por todo o território, as notícias não são das melhores.

“Às 15h desta quarta-feira (10), o nível do rio Acre, em Xapuri, atingiu 11.3m e, em Rio Branco, 11,7m, faltando, respectivamente, 1,2m e 1.8m para atingir a cota de alerta nas duas cidades. Em Rio Branco, é quase certo que o rio Acre atinja a cota de alerta até o próximo domingo, pois seu nível continua subindo rapidamente na capital acreana”, afirmou Friale.

De acordo com ele, o riozinho do Rola, principal afluente do rio Acre, também está subindo rapidamente. Em Sena Madureira, o nível do rio Iaco passou, nas últimas 24 horas, de 6,0m para 8,5m – e continua subindo. Porém Friale tranquiliza os munícipes: “Mesmo com esta rápida subida, não apresenta tendência de atingir rapidamente a cota de alerta”.

Já na cidade de Cruzeiro do Sul, o rio Juruá subiu de 7,0m para 9,0m, nas últimas 24 horas. O nível do rio Purus, em Manuel Urbano, pulou, também, em menos de 24 horas, de 7,0m para 9,5m.

Já com relação ao rio Madeira, Friale afirma que, por enquanto, não há tendência para que ocorra transbordamento de proporções alarmantes, “pois as condições atmosféricas sobre o centro, o sul e o oeste da Bolívia, nos próximos dias, é de diminuição do volume de chuvas”.

“Apenas na região do rio Madre de Dios é que as chuvas vão continuar intensas”, completa o pesquisador. Para os próximos dias, a previsão é de mais chuvas

A notícia mais perto de você Através do Facebook Curta e compartilhe a nossa página

https://www.facebook.com/GIRO-News-1887897818126733

INFORMOU: GIRO NEWS

Nenhum comentário: