sexta-feira, 23 de fevereiro de 2018

Comunidades do Acre serão conectadas à internet banda larga de alta velocidade


O senador Sérgio Petecão (PSD) anunciou, nesta quarta-feira (21), que está sendo colocado em prática, em todos os municípios do Acre, o projeto Internet para Todos. De acordo com o parlamentar, todas as regiões urbanas, ruais e comunidades indígenas do estado deverão receber sinal de internet de alta qualidade ainda no primeiro semestre de 2018. 

O senador informou que a implementação do sinal de internet de alta velocidade será instalado com prioridade às comunidades rurais e indígenas, uma vez que são regiões com mais dificuldade de acesso ao sinal. 

Petecão informou que o Acre deverá ser o primeiro estado da região norte a conectar totalmente seus municípios e comunidades no Internet para Todos. “Seremos pioneiros neste projeto. Conseguimos sensibilizar o ministro Kassab para que todo empenho seja dado ao Acre. Nosso estado enfrenta condições de isolamento que nos permite solicitar um tratamento diferenciado à nossa população”, disse o senador.

O valor cobrado para quem aderir ao programa Internet para Todos será simbólico. O cidadão da zona urbana ou rural poderá solicitar a instalação de internet banda larga residencial pelo preço estimado de R$ 20 reais.

No caso das comunidades indígenas, o serviço será oferecido gratuitamente e com mesma qualidade. “O Internet para Todos conectará comunidades indígenas que hoje vivem isoladas do país. Dessa forma, o cidadãos que não possuem acesso, por exemplo, à instituições educacionais, poderá ter na palma das mãos a chance do participar de cursos de ensino à distância, e todos os demais benefícios que a internet proporciona”, disse Sérgio Petecão.

Para a maior abrangência do Internet para Todos, é importante que os municípios façam suas adesões ao programa. Sérgio Petecão têm pedido para que os prefeitos para adiantarem os procedimentos necessários para o cadastramento junto ao ministério o quanto antes. “Nossa equipe está empenhada nesta tarefa. As prefeituras que precisarem de auxílio poderão contar com o apoio de minha equipe e, assim, garantiremos que o Acre tenha um alto número de pessoas conectadas à Internet”.

O prefeito de Jordão, Elso Farias (PCdoB), afirmou que o anuncio da internet de banda larga para a sede do município e aldeias será uma ótima iniciativa. Elson relatou que a prefeitura economizará com gasto de internet, uma vez que atualmente a prefeitura arca com R$ 7 mil mensais para manter a sede conectada.

O prefeito do município de Feijó, Kiefe, disse que a disponibilização da internet de alta velocidade terá um impacto positivo, sobretudo aos jovens. “Em Feijó, temos um link de baixa velocidade na prefeitura e nos finais de semana disponibilizamos acesso à praça da prefeitura. Com o anúncio do Internet para Todos, vamos poder melhorar esses serviços.”

O Programa Internet para Todos é uma iniciativa do MCTIC que vai levar conexão em banda larga para milhares de localidades de todo o país a preços reduzidos. O objetivo é democratizar o acesso à internet para a inclusão social. Os municípios beneficiados receberão antenas conectadas pelo Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações (SGDC), lançado em maio de 2017.

(ASSESSORIA)

Nenhum comentário: