quinta-feira, 10 de maio de 2018

MDB poderá ser uma bomba relógio à candidatura de Gladson Cameli


Pelo menos duas situações envolvendo o MDB podem se transformar em desgaste num futuro próximo ao senador Gladson Cameli (PP). Uma envolvendo a briga entre o prefeito de Cruzeiro do Sul Ilderlei Cordeiro (PP) e o grupo político do antecessor Vagner Sales (MDB). A outra é a formação da coligação para deputado estadual entre MDB e PP. Essas situações se não forem resolvidas com diplomacia poderão se transformar uma bomba relógio para o pré-candidato ao Governo que se explodir gerará o famoso “fogo amigo”. Aliás, o MDB tem sido uma pedra no sapato do senador. Primeiro os áudios vazados do pré-candidato ao Senado Márcio Bittar (MDB) colocando em dúvida a capacidade de gestão do candidato oposicionista. Posteriormente o MDB anunciou o distanciamento do grupo de partidos que apoiam o Gladson e se aproximou do Coronel Ulysses (PSL). Ambas situações foram contornadas, mas a bomba relógio continua o seu tic tac conforme avança a campanha.

Coisa feia
Recebi um vídeo pelo whatsapp detonando a gestão de Ilderlei. Mesmo que o prefeito de Cruzeiro do Sul esteja errando muito, trata-se de algo extremamente agressivo. Não é uma crítica, mas um vídeo ofensivo. Não sei quem produziu esse tipo de “baixaria”. Pode ser coisa de adversários políticos, mas não dá pra descartar ser “fogo amigo” também.

Terra devastada
Esse tipo de ofensa não ajuda em nada no processo político. Muito pelo contrário, só faz é acirrar ânimos. Se o ódio vigorar nessa relação entre políticos do mesmo lado poderá contaminar negativamente a candidatura ao Governo da oposição.

Buraco pra todo lado
O governador Tião Viana (PT) aproveitou essa situação caótica de Cruzeiro do Sul para criticar a oposição recentemente. No entanto, se esqueceu que as ruas de Rio Branco, governado até esses dias pelo PT, também se encontram em estado lastimável. Aliás, a maioria das ruas dos municípios acreanos estão assim. A impressão é que as obras do Ruas do Povo foram passageiras como as chuvas do inverno amazônico.

Fogo que queima mais…
Mas se o que está acontecendo em Cruzeiro do Sul for uma briga entre aliados que se tornaram desafetos o efeito devastador nas eleições será bem maior que as críticas de adversários. É uma situação que deixa a população sem entender nada.

Questão delicada
Quando um partido tem o candidato majoritário o natural é fazer até mesmo coligações desvantajosas nas proporcionais. O PP tem que entender isso com urgência. Não dá pra assobiar e chupar cana ao mesmo tempo como dizem os antigos. Se a articulação dessa coligação PP-MDB para a ALEAC virar uma guerra, mais uma vez pode sobrar fogo para o Gladson Cameli.

Visão política
Não sei mais quem é o coordenador político do Gladson. Se for uma pessoa que só pensa nele mesmo os efeitos serão devastadores para a oposição. Não dá pra levar vantagem em tudo, como queria o Gerson. Política é arte de abrir mão de coisas pequenas para conseguir as maiores.

Isso ou aquilo
Gladson precisa avaliar e ver as vantagens e desvantagens de ter o MDB como aliado. Agora, se quer o partido na sua coligação terá que contornar essa situação que se apresentou. Ainda que seja óbvio que essa coligação para deputado estadual entre MDB e PP seja mais vantajosa para os emedebistas.

Socorro nas paradas
Recebi a informação que nos próximos dias a prefeita de Rio Branco, Socorro Nery (PSB) apresentará a logomarca da sua gestão. Isso significa que vai tomar as rédeas políticas da prefeitura e dar as cartas. Mal esfriou a saída de Marcus e parece que um novo tempo começou. Ainda vamos ver muito choro e ranger de dentes nessa história, aguardem.

Dos males…
O PT não queria entregar a gestão da Capital para o PC do B. Foi buscar na oposição a candidata a vice já sabendo que obviamente Marcus seria o candidato ao Governo da FPA. Socorro Nery não é uma analfabeta política e tem suas próprias convicções. Não vai perder a oportunidade que caiu no seu colo.

Caminhos abertos
A capacidade da nova prefeita é inquestionável. Ela tem experiência em gestão em secretárias nos governos do MDB e também na UFAC. Socorro Nery está com todas as possibilidades de subir de patamar e estrelar o primeiro time dos políticos acreanos. Se tiver sensibilidade pode se tornar uma candidata imbatível à reeleição.

Nenhum comentário: