segunda-feira, 2 de julho de 2018

O ESSENCIAL: Loteamento político na Dataprev

Líder do governo nomeia primo, ex-dona de salão de beleza e mecânico em estatal
Olá, bom dia.

A Dataprev, estatal de tecnologia que processa o pagamento das aposentadorias, virou cabide de emprego para aliados do líder do governo no Congresso, André Moura (PSC-SE).

Além de indicar o presidente da empresa, André Magalhães, e um diretor, o deputado conseguiu emplacar dois advogados que trabalharam em processos do seu interesse, um primo, uma ex-proprietária de salão de beleza, um motorista de Uber e um mecânico para cargos de confiança na empresa. Dois desses comissionados recebem salários de R$ 18,9 mil como assessores diretos do presidente do Dataprev, que fica em Brasília, embora continuem morando em Aracaju.

A empresa é mais um órgão público sob influência de Moura. No INSS, principal cliente da Dataprev, ele havia indicado o presidente. Francisco Lopes caiu após o GLOBO revelar a contratação de uma empresa de informática que funcionava em um depósito de bebidas.

Moura defendeu as indicações políticas para cargos de confiança e disse que os nomes atendem aos requisitos exigidos pela lei. A Dataprev informou que os indicados "desempenham atividades técnicas".

DA REDAÇÃO

Nenhum comentário: