quarta-feira, 4 de julho de 2018

Unidades não cumprem prazo e nove Equipes de Saúde da Família são descredenciadas no Acre

Nas cinco cidades, 67 equipes tiveram o cadastro atualizado, segundo decreto. A Estratégia Saúde da Família (ESF) visa a reorganização da atenção básica no país.


Unidades não cumprem prazo e nove Equipes de Saúde da Família são descredenciadas no Acre (Foto: Gabriela Castilho/G1)

O Ministério da Saúde descredenciou nove Equipes de Saúde da Família em unidades de cinco cidades do interior do Acre. Duas no Vale do Juruá – Mâncio Lima (2) e Cruzeiro do Sul (2), Feijó (1), Brasileia (2) e Xapuri (2).

De acordo com o decreto do Ministério, as unidades não cumpriram o prazo estabelecido pela Política Nacional de Atenção Básica.

Os dados mostram ainda que essas cidades têm 67 equipes com credenciamentos atualizados. A Estratégia Saúde da Família visa a reorganização da atenção básica no país, de acordo com as regras do Sistema Único de Saúde (SUS).

A equipe de Saúde da Família é formada por multiprofissionais, como médico, enfermeiro, auxiliar ou técnico de enfermagem e agentes comunitários de saúde. Podem ser acrescentados a essa composição, profissionais de saúde bucal, como cirurgião-dentista e auxiliar ou técnico em saúde bucal.

O G1 tentou falar com as secretarias de Saúde municipais citadas, mas não conseguiu até a publicação desta reportagem.

Por G1 AC, Rio Branco

Nenhum comentário: