segunda-feira, 27 de agosto de 2018

Acreano filho de seringueiro e ex-vendedor de picolé lança startup de educação online


O tarauacaense Alcionildo Fontinele, de 29 anos, é a prova concreta de que para vencer na vida é preciso não somente estudo, mas principalmente propósito e dedicação.
Filho de Seringueiro, nascido e criado na zona rural de Tarauacá (AC), só veio morar na cidade aos 15 anos de idade, após praticamente ser expulso de sua terra por fazendeiros. Ao chegar na cidade, com sua família enfrentando dificuldades financeiras, tendo que trabalhar o dia todo e podendo estudar somente a noite, o jovem não baixou a cabeça e construiu seus objetivos. Após economizar R$ 150,00 vendendo picolé e trabalhando como boia fria, Alcionildo vendeu o único bem que tinha, um aparelho de DVD, e na carroceria de um caminhão foi para Bolívia em busca de oportunidades para empreender.

Inspirado no exemplo de seu pai Manoel Fontinele, que mesmo sem ter oportunidade de criar grandes negócios sempre empreendeu da forma que pôde, Alcionildo tem na alma paixão por empreendedorismo e acredita que esta é a melhor forma de transformar o mundo e a vida das pessoas.
Começou sua vida de empreendedor comprando produtos na Bolívia e vendendo no Brasil. O negócio foi bem durante algum tempo, até que por falta de experiência foi à falência.
Entretanto, após conhecer o computador e as tecnologias disponibilizadas pela internet, Alcionildo se apaixonou pelo mundo tecnológico e dedicou-se a estudar informática e empreendedorismo. Voltando par a Tarauacá aproveitou a Educação à Distancia para se especializar em empreendedorismo, tecnologia, inovação e marketing.
Com esses conhecimentos se somando à sua força de vontade, Alcionildo passou a empreender nas áreas de comunicação e educação, criando empresas de cursos presenciais e online e portais de notícias, bem como arrendou o canal de televisão do SBT em Tarauacá, que faz parte do grupo RI. Na televisão Alcionildo foi editor de vídeo, repórter, apresentador e diretor de comunicação. Contudo, olhando para o futuro e vendo o promissor mercado digital, Alcionildo vendeu sua participação na empresa de escola física e se focou na criação de uma Start Up de ensino, aprendizagem e ganhos compartilhados. Daí nasceu a TINELE.

“De forma resumida, a Tinele é um site onde qualquer pessoa pode transformar seus conhecimentos e habilidades em dinheiro, através da produção e oferta de cursos online. Em contrapartida, os clientes interessados em adquirir a capacitação necessária para transformar suas vidas, através da Tinele poderão acessar online os cursos de seu interesse em qualquer lugar e assistir quantas vezes quiserem em seus computadores ou smarphones.” Alcionildo Fontinele.
De forma prática a Plataforma Tinele promove o encontro entre quem tem um conhecimento, serviço ou talento a oferecer ao mundo e as pessoas que buscam qualificação,
aperfeiçoamento e empoderamento. 

Depois de centenas de milhares de reais investidos e mais de 3 anos de trabalho, no dia 16 de agosto de 2018 a Startup foi lançada oficialmente no centro de Convenções da Universidade Federal do Acre (UFAC) e foi transmitido ao vivo pela a internet, contando com mais de 2 mil visualizações.
A Tinele é um marketplace de cursos online que conecta alunos aos melhores instrutores ao redor do mundo. Na plataforma qualquer pessoa pode criar e vender cursos online em vídeo-aulas, enquanto que os alunos podem estudar esses cursos de qualquer lugar do mundo, precisando apenas de um aparelho conectado à internet. Ao concluir o curso o aluno receberá um certificado válido em todo o Brasil.
Com um código de cultura forte a Tinele tem a missão de através de cursos online ajudar as pessoas a encontrarem seus propósitos e transformarem o mundo com suas missões de vida. Sua visão é ser a maior plataforma de educação online do mundo até 2025. Seus principais valores são Liberdade, Meritocracia e Amor.
A Tinele é uma inspiração no Manoel FonTINELE, seringueiro que aprendeu ler e escrever no meio da floresta amazônica, seu lápis era a faca de cortar seringa e seu caderno eram as
árvores. Na época e região não tinha escolas nem professores. A logomarca é uma lágrima com uma árvore dentro e representa momentos vividos pelo inspirador Manoel Fontinele.
O jovem e visionário empreendedor fala mais da plataforma: “Tudo que eu tenho e sei hoje foi graças ao que aprendi na internet. Criamos a Tinele para possibilitar que outras pessoas que, assim como eu, não tiveram oportunidade de estudar possam aproveitar as facilidades oferecidas por nossa tecnologia e assim se qualifiquem para realizar seus sonhos. É uma plataforma pensada e desenhada sob medida para facilitar a vida de quem quer ensinar ou estudar pela internet.”
E continua: “Com a Tinele nós vamos resolver quatro grandes problemas. O primeiro é dos jovens e adultos que querem entrar no mercado de trabalho, serem promovidos nos seus empregos ou montar seus negócios próprios. Essas pessoas na maioria das vezes não conseguem seus objetivos por falta de formação e certificação especializada em suas áreas, alguns não sabem nem o que querem! Nós vamos ajudar a pessoa encontrar seu propósito de vida e oferecer conhecimentos especializados para capacitá-la a realizar esse propósito. O segundo são as pessoas, empresas ou instituições que tem conhecimentos específicos e transformadores para ofertar ao mundo. Com a Tinele poderão colocá-los à disposição de todos através de cursos online. O terceiro diz respeito às pessoas que querem trabalhar online ou mesmo offline, que poderão se afiliar aos nossos cursos e vendê-los para outras pessoas e com isso ganhar uma boa comissão. Por fim, o quarto problema que vamos resolver é das pessoas que querem uma oportunidade de trabalho e das empresas que precisam de profissionais qualificados. Além do aluno adquirir os conhecimentos necessários para conquistar o emprego desejado, poderá disponibilizar seu currículo em uma área exclusiva destinada às empresas contratantes para avaliação de currículos e escolha de seus colaboradores.”
Por último, e não menos importante, a Tinele pretende oferecer supletivo do ensino fundamental e médio online, para as pessoas acima de 18 anos que por algum motivo pararam de estudar possam, no conforto de suas casas e em um curto período de tempo, completar o ensino médio e poder fazer uma faculdade ou mesmo um concurso público.
Uma versão beta da plataforma já está no ar e pode ser acessada no seguinte endereço eletrônico: www.tinele.com

Assessoria.
Contato:
Celular e Whatsap: 68 992266306
E-Mail: assessoria@alcionildofontinele.com
Site: www.alcionildofontinele.com

Nenhum comentário: