segunda-feira, 27 de agosto de 2018

INSS começa a antecipar pagamento de 50% do 13º salário aos aposentados nesta 2ª feira

Desde 2006, o INSS antecipa o pagamento de metade do abono de fim de ano a seus segurados Foto: Arquivo

O INSS começa a antecipar, a partir desta segunda-feira, a primeira parcela do 13º salário para cerca de 31 milhões de aposentados e pensionistas. O dinheiro será liberado com os proventos da folha de agosto. Este ano, o pagamento vai até 10 de setembro. Os primeiros a receber serão os que ganha um salário mínimo (R$ 954). Veja o calendário abaixo.

Sobre a primeira parcela, não incidem descontos. Estes serão feitos apenas quando houver o depósito da segunda parte do abono de fim de ano. Vale destacar que o Imposto de Renda será recolhido somente sobre a última parcela (se for o caso).

Os segurados que recebem auxílio-doença também fazem jus à antecipação, mas precisam ficar atentos ao valor. O montante pago é proporcional ao número de meses de afastamento, já que o benefício é temporário.

Não têm direito ao abono os titulares de benefícios assistenciais, como o BPC/Loas, que é pago a idosos carentes a partir de 65 anos e a pessoas com deficiência. Estes segurados correspondem 4,5 milhões de pessoas. O adiantamento da primeira parcela do 13º é concedido aos beneficiários do INSS desde 2006. A segunda parcela é liberada junto com os benefícios referentes a novembro.

Saiba como usar

Para utilizar o dinheiro da melhor maneira, é preciso planejamento. Segundo o presidente da Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin), Reinaldo Domingos, as orientações dependem da situação em que a pessoa se encontra: endividada, com o orçamento equilibrado ou com uma reserva que pode ser investida em alguma aplicação.

— Fazer um diagnóstico financeiro, detalhando os gastos e os ganhos ao longo de um mês, é fundamental, pois somente assim a pessoa conhecerá sua real situação. É importante não se esquecer dos compromissos, como os parcelamentos — disse Domingos.

Agência do INSS: segurados não devem pagar para ter atendimento nem serviços Foto: Antonio Cruz / 17.12.2017
Extra

Nenhum comentário: