quarta-feira, 29 de agosto de 2018

PREFEITURA DE TARAUACÁ E SESACRE REALIZA CAPACITAÇÃO COM ACS

A Secretaria Municipal de Saúde em parceria com o SESACRE (Secretaria de Estado de Saúde do Acre) iniciou na manhã desta terça-feira (28), no Teatro Jose Potyguara, uma capacitação com os Agentes Comunitários de Saúde sobre a Politica Nacional de Atenção Integral da Saúde do Homem (PNAISH).
Vários estudos comparativos, entre homens e mulheres, têm comprovado o fato de que os homens são mais vulneráveis às doenças, sobretudo às enfermidades graves e crônicas, a saber; doenças isquêmicas do coração, como o infarto do miocárdio, seguida das moléstias cardiovasculares (como o Acidente Vascular Cerebral, o AVC), outras doenças cardíacas, pneumonia, cirrose e diabetes estão entre as principais causas de mortes do sexo masculino. Além disso, estudos apontam que em cada 6 (Seis) mortes, ao menos 4 (Quatro) são homens.

Nesse cenário e que entra a suma importância da Politica de Saúde do Homem, com atuação do Governo Federal juntamente com Estados e Municípios.

A capacitação com os ACS de Tarauacá visa exatamente melhorar a acessibilidade a homens na Atenção Básica de Saúde, por meio de orientações preventivas dos profissionais acerca dos cuidados da saúde do sexo masculino.

Segundo a Secretária de Saúde, muitos agravos poderiam ser evitados caso os homens realizassem, com regularidade, as medidas de prevenção primária. “Infelizmente muitos homens morrem precocemente, devido à falta de cuidado com a própria saúde”, salienta.

Principais Temas debatidos:

Acesso e Acolhimento: objetiva reorganizar as ações de saúde, através de uma proposta inclusiva, na qual os homens considerem os serviços de saúde também como espaços masculinos e, por sua vez, os serviços reconheçam os homens como sujeitos que necessitam de cuidados.

Saúde Sexual e Reprodutiva: busca sensibilizar gestores(as), profissionais de saúde e a população em geral para reconhecer os homens como sujeitos de direitos sexuais e reprodutivos, os envolvendo nas ações voltadas a esse fim e implementando estratégias para aproximá-los desta temática.

Paternidade e Cuidado: objetiva sensibilizar gestores(as), profissionais de saúde e a população em geral sobre os benefícios do envolvimento ativo dos homens com em todas as fases da gestação e nas ações de cuidado com seus(uas) filhos(as), destacando como esta participação pode trazer saúde, bem-estar e fortalecimento de vínculos saudáveis entre crianças, homens e suas (eus) parceiras(os).

Doenças prevalentes na população masculina: busca fortalecer a assistência básica no cuidado à saúde dos homens, facilitando e garantindo o acesso e a qualidade da atenção necessária ao enfrentamento dos fatores de risco das doenças e dos agravos à saúde.

Prevenção de Violências e Acidentes: visa propor e/ou desenvolver ações que chamem atenção para a grave e contundente relação entre a população masculina e as violências (em especial a violência urbana) e acidentes, sensibilizando a população em geral e os profissionais de saúde sobre o tema.

Assessoria de Comunicação

Nenhum comentário: