sábado, 4 de agosto de 2018

Romeu e Julieta? Esqueletos são encontrados “de conchinha” em túmulo com 5 mil anos


Um casal com 5 mil anos foi encontrado sepultado lado a lado e “em conchinha”, na região de Karaganda, no Cazaquistão. Junto das ossadas do casal, os arqueólogos encontraram os esqueletos de dois cavalos puxando uma carruagem.

Esse terno casal está sendo comparado com Romeu e Julieta, isto porque as ossadas foram encontradas lado a lado, na posição fetal. Além disso, foram também encontrados alguns objetos: ele estava armado com setas e um punhal e ela tinha uma pulseira verde com pedras semipreciosas.

De acordo com o Mirror, um deles teria cometido suicídio ou sofrido assassinato para que tivessem sido enterrados juntos. Os arqueólogos levantam ainda a hipótese de terem morrido simultaneamente e por coincidência, tendo sido elegidos, por meio de algum ritual, para serem amantes em outra vida.

Ao lado da sepultura do casal, os arqueólogos encontraram outra com dois cavalos, que acreditam terem sido sacrificados para o ritual do enterro. Os animais puxam uma carruagem da Idade do Bronze, em direção à vida no além, explicam os especialistas. Ao lado dessas duas sepulturas foi encontrada uma terceira sepultura vandalizada, onde, mais uma vez, aparecia um casal lado a lado.

O Diário de Notícias adianta que essa não é a primeira vez que casais desse período aparecem em túmulos juntos, o que leva a questionar qual o motivo que fazia com que os casais da pré-história fossem sepultados “em conchinha”.

Ao Daily Mail, Igor Kukushkin, responsável pelas escavações, disse que “casais sepultados dessa forma não são uma raridade na zona, mas a questão de como a segunda pessoa se juntou ao primeiro que morreu é ainda uma incógnita”.

“Teria a mulher – ou o homem – sido morta para garantir que seguia a sua cara-metade? Eram este homem e mulher casados em vida? Ou homens e mulheres que não estavam relacionados eram tornados casal porque morriam ao mesmo tempo?”, questiona.

Os arqueólogos defendem que será necessária uma investigação mais detalhada para concluir se esses casais se tratavam de marido e mulher, amantes ou simplesmente pessoas, sem qualquer tipo de relação, que faleceram ao mesmo tempo. Por Ciberia/ZAP

Nenhum comentário: