segunda-feira, 22 de outubro de 2018

Era só o que faltava: Governo quer criar escola militar integral dentro de Centro Socioeducativo

Em uma parceria envolvendo o Instituto Socioeducativo (ISE) e as secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) e de Educação e Esporte (SEE), estão sendo estudadas propostas para a grade de ensino de 2019 nos centros socioeducativos. A ideia é levar ensino em tempo integral aos internos, nos moldes das duas escolas militares já existentes na rede pública.
A proposta é mudar a dinâmica de ensino dentro das unidades socioeducativas (Foto: Angela Peres/Arquivo Secom)

Atualmente, mais de 180 jovens que cumprem medidas socioeducativas estão estudando nas unidades. A concepção de ensino é baseada na humanização e na valorização dos educandos.

“Estamos implementando a cidadania, o respeito, a ética e a disciplina, para que esses jovens possam interagir com a sociedade ao deixarem o sistema, pois a educação transforma vidas. Partindo desse princípio, nossa esperança é de que eles não regressem ao mundo do crime e aproveitem as oportunidades ofertadas em estudos e qualificação profissional”, declarou o diretor-presidente do ISE, Rafael Almeida.

Almeida diz ainda que a gestão chega à reta final de um ciclo com vários avanços, principalmente na humanização dos trabalhos, respeitando, valorizando e capacitando os servidores do ISE, entendendo que servidores mais preparados refletem positivamente nos jovens em internação e seus familiares.

“Investimos cerca de R$ 350 mil na formação profissional continuada dos servidores, que ocorreram durante esses três anos e meio de gestão. O que muito me orgulha é ofertar uma pós-graduação em medida socioeducativa, pois já estamos na segunda turma que se encerrará no fim desta ano”, comentou Almeida.
Adolescentes já participam de atividades com foco na ressocialização (Foto: Angela Peres/Arquivo Secom)

Para a coordenadora pedagógica do ISE, Eliza Nascimento, durante esses dois meses que faltam para terminar o ano de 2018, a direção está elaborando uma proposta pedagógica para ser repassada ao conselho de ensino por meio da escola Darquinho com a equipe da SEE.

“São duas propostas diferenciadas: nas unidades socioeducativas Santa Juliana, Aquiri e Mocinha Magalhães, os alunos estudarão pela manhã e no contraturno estarão participando de formações e oficinas profissionalizantes. Já a unidade Acre terá uma proposta especial em que será inserido o ensino militar em tempo integral”, declarou Eliza Nascimento.

Nenhum comentário: