quarta-feira, 24 de outubro de 2018

JOÃO CORREIA: “Quem vai fazer oposição ao novo governador do Acre?”


O ex-deputado João Correia continua reputado como um dos maiores oradores que passaram pela Assembleia Legislativa, além de ser um exímio conhecedor do funcionamento do Poder Legislativo. É ele que faz a contundente pergunta, via Blog do Evandro Cordeiro, sobre quem deverá fazer oposição ao novo governador, Gladson Cameli (PP), um rapaz novo, mas já bem experimentado na política, vide seus três mandatos em Brasília, dois de deputado e um de senador. Todos os ventos favoráveis ao novo governo, com maioria esmagadora nas bancadas e a indefinição sobre quem ele enfrentará como adversário na Aleac deveria ser, segundo Correia, a grande preocupação.

João Correia explica o perigo de ter o universo em favor de um governo, lembrando que isso pode naturalmente relaxar. Pior ainda é saber que, provavelmente no comando da oposição, na Aleac, mesmo sendo esta minoria, vai estar um ás, o deputado Edvaldo Magalhães (PCdoB). Este, se for ouvido pelos colegas, vai determinar as dosagens corretas para questionar o novo governo e definir a hora correta de partir pra cima. “O Edvaldo sabe muito de parlamento e, no que pese os governos deles ter falhado, ele saberá a hora certa de atacar e, certamente, com muita contundência”, diz Correia.

Por enquanto, segundo o ex-deputado, fica a intrigante pergunta sobre quem fará oposição ao Gladson Cameli. Como se comportará essa esquerda que se acostumou ao poder e que pode ter perdido a essência de exímia oposição que foi nos anos 1980 e 1990 – ou não. Por essas e outras razões a nova gestão precisa estar vigilante mais que qualquer outro governo esteve. Palavras não podem ser lançadas ao vento, simplesmente, diante de problemas graves, sob pena de antes do previsto o adversário ressurgir, mesmo depois de ser massacrado pelas urnas. Não deixa de ser um aviso temporal.

Escrito por Evandro Cordeiro

Nenhum comentário: