quinta-feira, 18 de outubro de 2018

Publicitária Charlene Lima ganha HC e demais presos pagam fiança para sair da cadeia

Publicitária Charlene Lima, presa desde o dia 13 de setembro pela Polícia Federal durante a Operação Hefesto, pode ser libertada a partir de quinta-feira. Na tarde de hoje, quarta-feira, o juiz federal Leão Aparecido Alves, do Tribunal Regional Federal de Brasília, acatou o pedido de Habeas Corpus impetrado pela Defesa da publicitária e determinou sua soltura. Ela é acusada de fazer parte de um grupo acusado de fraudar contratos públicos na Assembleia Legislativa do Acre e tentar subornar servidores da Justiça do Trabalho com o intuito de encobrir o esquema criminoso.


Também em Brasília, o desembargador Federal Mário César Ribeiro, da Justiça Federal, acatou o Pedido de HC e também decidiu dar liberdade aos servidores da Assembleia Legislativa presos em 18 de setembro durante a Operação Hora Extra, que foi um desdobramento da Operação Hefesto. Os servidores Adalcimar Nunes e Francisco Auricélio Rêgo, foram acusados de manter contato com a empresária Charlene Lima e de também de participar de pagamentos indevidos e de tentar retirar documentos e objetos da sede do Poder Legislativo, para dificultar as investigações,.

Para o advogado da empresária, Marcos Vinicius Jardim Rodrigues, a decisão do magistrado fpo coerente. “A Lei brasileira é clara. A liberdade é regra, a prisão é exceção. No Código penal existem várias medidas cautelares que poderiam ter sido adotadas em vez da prisão. É muito comum que se adotasse a proibição de contratar com o poder público enquanto a investigação não encerrasse e várias outras situação e não a prisão”, explicou.

A publicitária, presa há 34 dias, deverá ganhar liberdade somente na quinta-feira, 18, por causa do pedido que o magistrado exigiu, de uma série de documentos que deverão ser providenciados até amanhã.

Outros envolvidos que também ganham a liberdade, por decisão independente, em Brasília, foram Simone Felix e Edenilson Pereira, que foram presos na Operação Hefesto. Eles devem ganhar liberdade nesta quinta-feira, 18. A liberdade de Auricélio e Adalcimar será concedida sob fiança de 10 salários mínimos de fiança e a de Simone Felix de um salário.

Outras pessoas que continuam presas devem ter seus HCs deferidos nas próximas horas.

Nenhum comentário: