sexta-feira, 12 de outubro de 2018

TARAUACÁ: DIRETOR DA ESCOLA DJALMA BATISTA ALERTA COMUNIDADES SOBRE O PERIGO DA DENGUE.


O Professor José Ivonaldo, Diretor da Escola de Ensino Médio Integral Djalma Batista do município de Tarauacá, usou uma rede social para alertar a população sobre os cuidados que todos devem ter com a prevenção e o combate ao mosquito da dengue. A cidade recentemente registrou o primeiro caso de morte de um bebê em decorrência de ter contraído Chycungunya.


Leia o texto de Ivonaldo
A escola de Ensino Integral Djalma da Cunha Batista, preocupada com a onda de coceira, manchas e alergias que vêm ocorrendo nesses últimos dias, afetando alunos, professores e comunidade em geral e ainda, pelo avanço que da Dengue, chikungunya, e zika vírus pelo Brasil e municípios acreanos, vem à público pedir às famílias, que observem os cuidados em suas residências com relação a água limpa parada ao ar livre, acúmulo de lixo e mato alto, pois, no município corre risco de acontecer um surto dessas doenças que são transmitidos quando mosquitos infectados estão presentes nesses locais.
A dengue, a Zika e a chikungunya são três doenças que circulam no Brasil transmitido pelo mesmo vetor: o mosquito Aedes Aegypti. Todas elas têm as mesmas características sintomáticas: febre alta, dor no fundo dos olhos, vermelhidão na pele, coceira e distúrbios gástricos. 
A escola previne que após os primeiros sintomas o paciente deve buscar uma unidade de saúde para orientações.
Se o paciente começar a ter qualquer um desses sintomas, ele primeiro deve evitar o uso de medicação sem indicação médica, principalmente para baixar a febre, reforçar o consumo de líquidos e procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS).
A automedicação pode ser perigosa, principalmente em casos de dengue. Medicamentos compostos por ácido acetilsalicílico podem agravar a doença. “Não se faz uso de ácido acetilsalicílico no caso dessas doenças. Esse medicamento, amplamente usado pelos brasileiros, pode trazer problemas de disfunção circulatória e levar a quadros hemorrágicos”, explica Nardi. “Quando diagnosticadas e tratadas ainda no início, a dengue, a zika e a chikungunya tem bom prognóstico e geralmente são curadas sem apresentar evoluções mais graves ou sequelas”.
A Equipe Gestora da escola pede a cada família, aluno, professor, cidadão que se conscientizem do problema e observem na residências, nas valas onde tem água parada, nos quintais e vamos juntos eliminar todo foco antes que tenhamos um surto.
Pedimos a renomada Secretaria de Saúde que inicie uma campanha para chamar a atenção (conscientizar) sobre a importância da limpeza para eliminação dos focos do aedes aegypty, pois a mesma tem respaldo para a devida ação.
Lembre-se que uma comunidade consciente evita muitos males e nós tarauacaenses somos cidadãos conscientes, declarando uma guerra contra o mosquito da dengue caso venha esta presente em nossa sociedade. 
Convido a todos a se unirem pela nossa saúde, e qualidade de vida.
Professor Ivonaldo Benigno

Diretor da escola Djalma Batista
Portal Tarauacá

Nenhum comentário: