sábado, 27 de outubro de 2018

TARAUACÁ: ESCOLA ESTADUAL ROSAURA MOURÃO MOBILIZA COMUNIDADE CONTRA MOSQUITO DA DENGUE



Alunos e professores da escola Rosaura Mourão participaram, na manhã deste sábado dia 27 de outubro, de uma caminhada de mobilização e prevenção ao mosquito Aedes Aegypti nas ruas do Bairro da Praia em Tarauacá.

Para a Diretora Professora Cíntia Veras, a atividade surgiu em meio a necessidade de mobilizar a comunidade para a prevenção e combate a Dengue. “É preciso sensibilizar os alunos e a comunidade para que os mesmos se mobilizem sobre os cuidados que deve ter para evitar o crescimento de foco do mosquito. Auxiliando para a melhoria da comunidade escolar”, disse. 

A Dengue é uma doença infecciosa transmitida pela picada da fêmea do mosquito.

AEDS AEGYPTI, que cresce assustadoramente causando um grande surto, preocupando os órgãos públicos.

Os principais sintomas são: febre, dores de cabeça, dores atrás dos olhos, e nas articulações. Segundo a Secretaria de Saúde, a Dengue é considerada um dos maiores problemas em nossa comunidade.

A fêmea do mosquito é exigente gosta de água parada para se reproduzir, qualquer lugar pode virar um criadouro como: pneus, garrafas vazias, caixas d`água destampadas, entulhos nos quintais, calhas, reservatórios de geladeira, tampinhas e outros.

“Nosso principal objetivo, e que nosso alunos reflitam sobre as necessidades de medidas preventivas contra a proliferação do mosquito da dengue para o bem estar social, valorizando a saúde e os meios de prevenção contra o mosquito”, destacou Cíntia.

Identificar o mosquito transmissor do Aedes Aegypti:

 Sensibilizar a população sobre a contribuição de cada um na prevenção da dengue;
 Fornecer informações sobre a dengue, febre chikungunya e zica vírus a toda comunidade;
 Despertar no aluno o espírito combativo frente ao problema da dengue;

Durantes a semana foram desenvolvidas atividades como:
Música com tema relacionado à dengue;
Textos informativos sobre a dengue;
Cartazes informativos;

Neste sábado as atividades foram finalizadas com uma caminhada na comunidade para conscientização sobre a dengue, com a participação das turmas do 7º, 8º e 9º anos e poronga.

“Com a execução dessas atividades esperamos que nossa escola tenham contribuído para a sensibilização dos alunos e da comunidade na qual estão inseridos sobre como deve ser feito o combate contra a proliferação do mosquito evitando assim as doenças transmitidas pelo mesmo”, finalizou a Diretora.

BLOG DO NÚCLEO DE EDUCAÇÃO

Nenhum comentário: