quarta-feira, 14 de novembro de 2018

INEP DIVULGA GABARITO DO ENEM 2018 E CADERNOS DE QUESTÕES. CONFIRA RESPOSTAS

Com a divulgação do gabarito oficial e dos cadernos de questões, expectativa é para divulgação do resultado final que será divulgado em 18 de janeiro
Reprodução
Taxa de abstenção do Enem 2018 é a menor dos últimos anos. Número de candidatos eliminados também foi o mais baixo

O gabarito oficial do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018 foi divulgado na manhã desta quarta-feira (14), no site oficial do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).


Além do gabarito oficial, o Inep também disponibilizou os seis cadernos de questões de cada um dos dois dias de aplicação de provas do Enem 2018 . Os interessados podem fazer o download direto do site do Instituto .

No primeiro dia, domingo (4), os candidatos tiveram que responder 90 questões, sendo 45 de linguagens e 45 de ciências humanas, além defazer uma redação dissertativa-argumentativa de até 30 linhas com o tema "Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet” em 5 horas de 30 minutos. O texto precisava ser opinativo e organizado para a defesa de um ponto de vista. A opinião do autor devia estar fundamentada com explicações e argumentos e não fugir do tema da redação do Enem pedido pelos avaliadores.

Já no segundo domingo (11), os estudantes responderam outras 90 questões, sendo 45 de matemática e 45 de ciências da natureza. Diferentemente do primeiro dia, porém, nesta data os alunos tiveram cinco horas para concluir a prova, e não cinco horas e meia. Ainda assim, os inscritos no Enem 2018 tiveram meia hora a mais do que os estudantes que participaram da edição 2017 do Exame. 

É importante lembrar que o número de acertos não representa necessariamente a nota final. Na correção do Enem, é usado um método chamado Teoria de Resposta ao Item (TRI) - modelo estatístico que leva em conta a dificuldade de cada pergunta e busca avaliar o desempenho do candidato em determinada área de conhecimento.


As notas individuais serão divulgadas no dia 18 de janeiro de 2019. Confira abaixo o gabarito oficial do Enem 2018 divulgado pelo Inep:


Primeiro Dia de Prova - Linguagens e Ciências Humanas

Nenhum comentário: