segunda-feira, 5 de novembro de 2018

TARAUACÁ: SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO E SUA EQUIPE REALIZAM VISITAS EM ESCOLA DA REDE MUNICIPAL

O Secretário de Educação Orlando Bezerra aproveitou a manhã desta quinta-feira 01, juntamente com o subsecretário Cleiber Emídio e a coordenadora de ensino Eucilardes Mesquita para visitar as escolas, onde os professores estão trabalhando na realização e da consulta para a elaboração do currículo educação do estado do Acre que integram na BNCC.
As escolas visitada pela a equipe do secretário foram: Escola Aucilene Calixto, Escola Almirante Barroso, Escola Donizete Mota, Escola Valdina Torquato e a Creche Criança Feliz, todas essas escolas e as demais da rede municipal estavam trabalhando no complemento do Currículo da BNCC que integram acada estado.

Nesta visita o secretário conversou com os professores pedindo o apoio de cada um e disse" Essa é a oportunidade que cada professor tem de colocar sua ideia em prática para que depois não tem como reclamar de conteúdo que não tem nada haver com a realidade do aluno, ou do seu estado, por isso, temos que caprichar na elaboração dos currículos do ensino fundamental 1, para que depois podemos trabalhar e aperfeiçoar a nossa prática pedagógica e que os alunos possam aprender corretamente e se tornar um bom profissional independentemente da profissão que escolher."Completa Orlando.

"O Subsecretário Cleiber também colaborou com sua experiência e disse aos professores que aqui, os conhecimentos de vocês serão preciosos para elaborar um currículo com os melhores conteúdos em nível de estado e de município para que possamos repassar para os nossos alunos de maneira prática e eficiente para que futuramente seus conhecimentos sejam um dos melhores". Disse Cleiber.

"A coordenadora de ensino Eucilardes Mesquita disse que que essa é a hora de nós pensadores trabalhar com os conteúdos programados do nosso estado, por que estamos querendo o que for de melhor para melhorar a qualidade do ensino das nossas crianças e trabalhar com os principais conteúdos do nosso estado para futuramente o ensino dos nossos alunos sejam um dos melhores do estado e do nosso município e agradeceu a todos professores, professoras e os gestores pelo o belo trabalho, que está sendo realizado por todos". Completou Eucilardes Mesquita.

Entenda o que é currículo.
"Os conhecimentos essenciais que os alunos de todas as escolas do país devem aprender ano a ano na Educação Básica foram definidos pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O documento foi aprovado em dezembro do ano passado e as redes de ensino têm até dois anos para implementar a Base. Ou seja: 2018 e 2019 serão anos decisivos para adequação dos currículos, formação inicial e continuada de professores, revisão de material didático e das matrizes de competência das avaliações.

Para apoiar estados e municípios no processo de reelaboração dos currículos a partir dos conteúdos propostos pela Base, o Ministério da Educação (MEC) anunciou no último dia 26, a criação do Comitê Nacional de Implementação da BNCC. Formado por membros titulares do MEC, do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), o Comitê deverá coordenar os processos e as equipes técnicas por etapas e disciplinas.

A aposta do MEC para a adequação dos currículos é que estados e municípios trabalhem colaborativamente nessa construção. Esse trabalho conjunto é o chamado regime de colaboração. O modelo permite que estados e municípios somem recursos materiais e humanos para potencializar boas práticas e minimizar as desigualdades. Dentro desse modelo, diferentes arranjos são possíveis. Além da colaboração entre estado e municípios, o regime permitiria que pequenos municípios de uma mesma região com características próximas se articulem na adequação do currículo (como é o caso do Consórcio de Desenvolvimento e Inovação do Norte do Paraná, o Codinorp). Outro modelo permitiria que um estado se divida em macrorregiões e construa o currículo em conjunto com os municípios. Apesar da proposta de colaboração, os entes federados são autônomos para decidir como se dará a construção de seus currículos.

Outra orientação dos órgãos que estão mobilizando essas discussões pelo país é que os currículos sejam construídos com ampla participação dos educadores. Assim, o processo terá legitimidade na implementação e os educadores poderão trazer suas experiências para o documento que será a referência para todas as etapas de ensino".

Aqui fotos das escolas que receberam as visitadas
Assessoria de Comunicação/tk

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