quinta-feira, 10 de janeiro de 2019

DÉCADA DE 90: TARAUACÁ E AMIGOS:

DÉCADA DE 90:
Paulo Victor (Pelézinho), Jorman Neri, Pinheiro Zumba (Pinheirinho), Antônio Paiva Lima (Velho Paiva)

Década de 90: Diversidade Juvenil
Os anos 90 começaram com o colapso da União Soviética e o fim da Guerra Fria, sendo esses seguidos pela consolidação da democracia, globalização e capitalismo global e como factos marcantes podemos destacar a Guerra do Golfo, esta tem como protagonistas os Estados Unidos e a Grã-Bretanha contra os países do médio oriente.

Ao nível da história podemos destacar a adesão de Portugal (1986) à União Europeia (UE) que provocou um avanço na economia, a assinatura do Acordo de Schengen (1992) que tem como ideal a livre circulação de pessoas da Europa, o Tratado de Maastricht ou Tratado da UE (1992) que define um mercado comum/único, o fim do Apartheid, o Tratado de Amesterdão – “espaço de liberdade, segurança e justiça”, a adesão ao Euro (1999) e o facto de Portugal e Espanha passarem de um país de emigrantes a país de imigrantes, isto é, passaram a entrar mais pessoas do que a sair, dado os fluxos migratórios.

A cultura jovem dos anos 90 era caracterizada pela sua diversidade e assim se rotularam os vários grupos que a constituíam. Este universo social foi desde o superficialismo e consumismo até à militância ambientalista e antiglobalizante.
Começa a estar na moda o uso dos piercings, das tatuagens, as All Star /Ténis, os jeans e camisolas coloridas. O consumo de drogas (ecstasy) é uma característica desta década bem como a vida social mais activa (discotecas). A televisão dos anos 90 é invadida pelas tartarugas ninja, o pokemon, o dragon ball, os Power Rangers, a mtv, as marés vivas, o Oliver e Benji, entre outros.

Na música, podemos destacar a Madonna, os Pearl Jam, os Nirvana, as Spice Girls, os Back Street Boys, a Shakira e Bom Jovi.

A Ciência assiste a um avanço, com a clonagem da Ovelha Dolly (1996), a utilização do ADN nas ciências forenses, a alimentação geneticamente modificada, a Sonda Galileu orbita Júpiter e o Telescópio Espacial Hubble. Ao nível da tecnologia, temos o crescimento da Internet (impacto do Google em 1998), o uso de telemóveis, a popularização dos computadores e os Tamagochis.

Ao nível da formação, trabalho e justiça social podemos salientar as preocupações ambientais, a territorialização da acção educativa (R. Canário), ou seja, a Escola não é a única responsável pela educação dos indivíduos (relativização do papel da Escola), a criação do Ministério para a Qualificação e Emprego e Ministério da Solidariedade e da Segurança Social (1995 - 1999), o decreto-lei 115-A/98 – autonomia das escolas, a Declaração de Bolonha (1999) e a OIT (Organização Internacional do Trabalho) - Tratado de Versalhes (1919) mas que teve impacto nos anos 90 em Portugal. FONTE:

Por: Copyright© 2018 @Kbym

Nenhum comentário: