quinta-feira, 14 de fevereiro de 2019

Novo sistema previdenciário iniciará ciclo virtuoso na economia, afirma Bolsonaro

Em mensagem lida no Congresso, presidente da República ressalta importância da reforma da Previdência

A adoção de um novo sistema previdenciário irá impulsionar os indicadores de confiança na economia, retomar investimentos e criar um ciclo virtuoso na desenvolvimento. A avaliação consta na mensagem do presidente da República, Jair Bolsonaro, lida nesta segunda-feira (4), durante a abertura do ano legislativo no Congresso Nacional

Diante da deterioração das contas públicas nos últimos anos, a reforma da Previdência Social é considerada essencial para a economia brasileira. A expectativa é que a proposta do governo federal sobre o tema seja encaminhada ao Congresso em fevereiro. “Os níveis de confiança melhoraram, a taxa de investimento parou de cair. A renda das famílias começou a dar sinais de melhora”, afirmou. “O grande impulso deste novo ambiente virá com o projeto da Nova Previdência.”
Novo modelo

Segundo a mensagem, a proposta de reforma da Previdência que será enviada ao Congresso vai equilibrar o ajuste das contas públicas com o cuidado às camadas mais vulneráveis da sociedade.

Além disso, a reforma da Previdência vai contar com um sistema de contas individuais de capitalizações, onde o cidadão contribuirá para sustentar sua própria aposentadoria. “Estamos concebendo uma proposta moderna e, ao mesmo tempo, fraterna, que conjuga o equilíbrio atuarial, com o amparo a quem mais precisa, separando “previdência” de “assistência”, ao tempo em que combate fraudes e privilégios", afirma o presidente.
Abertura

Bolsonaro defendeu ainda, na mensagem, uma maior abertura comercial do Brasil com outros Países e um aumento da participação da iniciativa privada na economia. "Queremos abrir o Brasil para as parcerias com a iniciativa privada, seja de capital nacional, seja de capital externo", afirmou. 

Fonte: Planalto

Nenhum comentário: