quarta-feira, 27 de março de 2019

PREFEITURA DE TARAUACÁ LANÇA O PROGRAMA 'BUSCA ATIVA ESCOLAR'

A Prefeitura de Tarauacá, por meio da Secretaria Municipal de Educação, lançou hoje (27), no Auditório do Cedup, o Programa Busca Ativa Escolar, uma plataforma gratuita para ajudar a combater a exclusão escolar. Todo o processo é feito pela internet e acessada por computadores, tablets ou celulares. Existem, ainda, formulários impressos para agentes comunitários e técnicos verificadores que não têm acesso à internet.

A coordenadora do Programa FabríciaPrado Bayma, disse que o Busca Ativa Escolar é uma ação desenvolvida pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), o Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas) e o Instituto TIM.

De acordo com Fabrícia Prado Bayma, o objetivo é fazer o controle das crianças que estudam ou estão fora da sala de aula. “A intenção é realizar o controle e acompanhamento de crianças e adolescentes que estão fora da escola ou em risco de evasão. Por meio da Busca Ativa Escolar teremos dados concretos que possibilitarão planejar, desenvolver e implementar políticas públicas que contribuam para a inclusão escolar”, explicou a coordenadora.

O secretário municipal de Educação, Orlando Bezerra ressaltou que a Busca Ativa Escolar reúne, além da Secretaria de Educação, as da Saúde, Assistência Social e Planejamento. “Cada Secretaria tem um papel específico, que vai desde a identificação de uma criança, ou adolescente fora da escola, até a tomada das providências necessárias para a matrícula e a permanência do aluno na rede escolar”, finalizou o secretário.

A cerimônia de lançamento do “Busca Ativa Escolar” aconteceu no auditório do Cedup e contou com a presença do Secretário de Educação, Orlando Bezerra, Coordenadora do Núcleo de Educação, Deise Catão, Vereador Antônio Araújo e Gestores escolar.

Um comentário:

J. Cícero Costa disse...

Está aí uma iniciativa digna de aplausos, e uma prova de que muitos dos problemas que afetam crianças e adolescentes na seara da educação podem ser sanados com um pouco mais de atenção e empenho do poder público.

O futuro da nação passa pelas escolas. Lugar de aluno é, portanto, na sala de aula.

E embora o governo federal, por desprezo ou aversão a professores, pretenda implantar no país o Sistema de Ensino Fundamental e Médio à Distância , numa clara tentativa de menoscabar a importância do professor em sala de aula (ensino presencial), parecendo com isso querer desvalorizar essa categoria de profissionais tão importantes na formação de cidadãos e tão essenciais para o desenvolvimento da sociedade como um todo, que são os professores, apesar disso, repise-se, verifica-se que grande parte da sociedade brasileira, sobretudo intelectuais e os próprios pais, é categoricamente contra essa ideia absurda do presidente Jair Bolsonaro e sua equipe do Ministério da Educação, de criação do ensino fundamental não presencial.

Portanto, bastante louvável essa iniciativa da Prefeitura Municipal de Tarauacá - Projeto Busca Ativa Escolar -, visando oportunizar o retorno ao ambiente e convívio escolar de crianças e adolescentes que se encontram fora da escola. Parabéns a todos que se empenharam nesse propósito.