quinta-feira, 14 de março de 2019

Prefeitura enviará contraproposta nesta quinta feira(14) para os trabalhadores em educação analisarem

Após, restabelecimento da mesa de negociações entre o executivo municipal e sindicato dos trabalhadores em educação realizada ontem (13), uma comissão de representantes da prefeitura e do sindicato se reuniram no final da tarde para dialogar sobre uma contraproposta por parte do poder executivo municipal.
A Comissão de Negociação, na ocasião foi composta por representantes do Poder Executivo e do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Acre. Representando o Executivo: prefeito em exercício Chico Batista, Procuradores Jurídico Everton Frota e Luís Robson Marques da Silva, contadoras, Anazira Palazzo e Idalina Torres, professores Jânio Melo, Fandermiller Freitas e Abimael Caxias e Secretário municipal Orlando Bezerra, representando o sindicato: Professores Lauro Benigno de Souza, Eurico Paz, Janaína Furtado e Alexsandro Bispo, servidores de apoio Raimundo Brasil e Creuza Farias.

O prefeito em exercício Chico Batista ressaltou a importância do diálogo e do entendimento de ambas as partes, sempre desprovido do orgulho principalmente em situações como essa onde o embate muitas vezes fica acirrado de ambas as partes. Salientou ainda que não há resistência à negociação no tocante as melhorias contratuais dos servidores para discutir sobre melhorias. Disse ainda que não é convidado para debater sobre esses e outros assuntos, mas que sempre for convidado estará à inteira disposição.

“Chegamos nessa situação porque as coisas não foram tratadas de forma correta”. Desde o ano de 2018, após a troca de secretário, demos o prazo solicitado por ele para ter conhecimento das condições financeiras e estruturais da Secretaria Municipal de Educação. Após isso, encaminhamos nossa proposta de data-base discutida e aprovada pela categoria em assembleia, inclusive um PCCR revisado e de acordo com o Plano Municipal de Educação e as leis vigentes. Chegamos ao mês de dezembro e o secretário não se posicionou sobre nossa proposta. Realizamos uma assembleia ainda no final do ano passado comunicando que não iniciaríamos o ano letivo de 2019 caso nossas propostas não fossem atendidas ou se pelo menos a secretaria apresentasse uma contraproposta. Além da secretaria não oferecer nada mesmo após a categoria anunciar a greve, tivemos ainda à secretaria anunciando o início do ano letivo afrontando uma decisão da categoria, aborrecendo ainda mais os trabalhadores" disse o presidente do sindicato, Lauro Benigno de Souza.

“Estou aqui porque os professores me escolheram para compor a Comissão de Negociação, motivo pelo qual fico muito feliz e honrada pela escolha. Esperamos que tudo seja resolvido logo e que as aulas possam iniciar. Estou à disposição para continuar ajudando, pois o movimento é legítimo“, comentou Janaina.

O Procurador Jurídico Everton Frota agradeceu ao sindicato pelo entendimento quanto à reabertura do diálogo e que a administração está empenhada em manter os esforços necessários para estabelecer o diálogo e o entendimento para que a categoria seja contemplada com uma proposta e possa retornar as atividades o mais rápido possível. Disse ainda que enviará a proposta quinta feira para que o sindicato possa levar a categoria para apreciação e votação.

Uma nova assembleia está marcada para esta sexta feira(15) as 16h:00min no auditório do sindicato para que a categoria possa analisar e votar uma contraproposta apresentada pela prefeitura.

Prefeito em exercício Chico Batista
Assessor Jurídico Dr. Everton Frota
Secretário de Educação Orlando Bezerra
Representante da categoria: Raimundo Brasil e Janaína Furtado
Presidentedo SINTEAC: Lauro Benigno
Fonte: https://www.facebook.com/SinteacTarauaca

Nenhum comentário: