domingo, 17 de março de 2019

TARAUACÁ: JANAINA FURTADO FORTALECE A LUTA PELA EXTENSÃO DAS REDES DE ENERGIA E ÁGUA PARA FAMÍLIAS CARENTES.

Em Tarauacá, uma grande parcela da população que vive na cidade, ainda não tem acesso a moradia digna, rede de energia elétrica e água tratada. Direitos básicos sendo desrespeitados o que leva centenas de famílias a viverem em condições de vulnerabilidade social. Pequenos casebres de madeira construídos geralmente em locais inóspitos, a maioria em áreas de ocupação (invasão). Some-se a isso a falta de ruas, rede elétrica e rede de água.
A vereadora Janaina Furtado tem dedicado seu mandato na luta dessas centenas de famílias para que tenham acesso a esses serviços elementares. "São pessoas pobres, a grande maioria sobrevive do bolsa família, sem moradia digna, sem rede de energia e rede de água e que passam por necessidades inimagináveis. Muitas vezes na lama, na escuridão e sem água tratada. Sem falar que falta trabalho pra esses pais e mães de famílias", disse a vereadora.
Os serviços de distribuição de energia e água potável são insuficientes e atendem a demanda de apenas uma parte da população. "Um significativo numero de habitantes para receberem esses serviços recorrem aos chamados 'gatos', que são ligações de energia e água de forma improvisada, o que além de um custo elevado para as ligações de até 500, 600 metros de fios e canos, torna o serviço precário. No caso da energia coloca em risco a vida da população", comentou a vereadora.
Um exemplo é a região do Bairro da Praia, o maior da cidade, conhecido como campo do Luiz Madeiro. São cerca de 200 famílias sofrendo sem rede de energia e água. "Essas famílias usam rede elétrica improvisada fornecida de uma rede da prefeitura destinada a alimentar uma bomba de um poço artesiano comunitário. Como todos ligam sua luz de lá, a peque rede sobrecarrega e desliga constantemente", destacou a vereadora.
Na última sexta feria, a Vereadora reuniu um grupo de representantes daquela comunidade e foi ao gabinete do prefeito Chico Batista e ao Escritório da Eletroacre-Energisa, pedir uma solução para esse problema. "Estou nessa luta ha vários  anos e as vezes me sinto impotente diante de tanto descaso dos poderes públicos com a nossa população mais pobre. Mas, surge uma luz no fim do túnel. A câmara aprovou  um projeto da prefeitura tornando esses locais em áreas de interesse social, para que a empresa de energia e de água possam realizar a implantação de redes de distribuição para essas pessoas. Ouvimos do representante da Energisa que a empresa fará grandes investimentos no estado ainda em 2019 e um deles é a extensão da rede em nosso município. Vamos continuar cobrando", destacou.

assessoria

Nenhum comentário: