segunda-feira, 29 de abril de 2019

Gladson garante ao mundo “fim da demagogia” de produzir e preservar


O governador Gladson Cameli já se encontra na Colômbia, onde participa do encontro anual da Força-Tarefa de Governadores para o Clima e Florestas (GCF), na cidade de Florência. Em entrevista exclusiva ao ac24horas, Gladson disse que reafirmará aos governos subnacionais de Brasil, Colômbia, Costa do Marfim, Equador, Indonésia, México, Nigéria, Peru, Espanha e Estados Unido as políticas pautadas no desenvolvimento sustentável garantindo ao mundo, por exemplo, a manutenção de órgãos e instrumentos dedicados às mudanças climáticas, povos indígenas e turismo ecológico no âmbito do Governo do Estado. Para ele, há uma certa demagogia no debate entre produzir e preservar.

No fim do ano passado, uma reforma administrativa reduziu drasticamente essas políticas a pretexto de fomento ao agronegócio mas a revisão deve ser oficializada em maio.”Vou expor que temos todas as condições de viabilizar nosso plano de governo, que é o agronegócio e a industrialização sem afetar o meio ambiente”, disse Gladson Cameli. O governo divulgou um vídeo em que a palavra “sim” é largamente usada e que, conforme confirmou o governador acreano, será o mote dos painéis levados ao CGF.

No dia 1º de maio, Gladson e a delegação acreana ligada a esse segmento participa o encontro denominado “Estratégia Pan-Amazônica para promover uma maior produção de peixe e o sistema ´Tropical Forest Champions´” para fomentar parcerias entre empresas e governos regionais. O Acre já é um dos grandes produtores de peixe na Amazônia, o 14o em nível nacional e esse potencial deve ser debatido no CGF. Em seguida, Gladson terá almoço com Elisabeth Forseth, representante do governo norueguês, e Daniel Nepstad, da organização Earth Innovation Institute, com que debaterá o fortalecimento da cooperação entre Acre e Noruega a partir de investimentos do Fundo Amazônia.

Criado em 2008, o GCF atua no estímulo e fortalecimento de programas jurisdicionais que promovam um desenvolvimento rural com baixas emissões de carbono ao mesmo tempo em que garante a redução do desmatamento e degradação florestal (Redd+). O Acre foi o primeiro governo subnacional do mundo a instituir e consolidar uma política de Redd+ e receber doações por compensação de serviços ambientais prestados, o Programa Global Redd Early Movers (REM), que é financiado pelo Banco Alemão KFW e é referência para outros estados brasileiros e países de como construir políticas públicas inclusivas de baixo carbono.

A agenda do governador acreano é ampla e trata da preocupação que o Acre tem com o meio ambiente e as mudanças climáticas ao mesmo tempo que propõe apoio ao desenvolvimento sustentável com geração de emprego e renda a partir do agronegócio e da industrialização do Estado.
Fonte: ac24horas.com

Nenhum comentário: