sábado, 25 de maio de 2019

ANÁLISE DE BIG DATA ALERTA: MANIFESTAÇÕES PRÓ-BOLSONARO PODEM SURPREENDER


De acordo com a equipe da BITES, especializada em captura e análise de grandes quantidades de dados (Big Data), as manifestações de domingo (26) "podem surpreender e iniciar um novo ciclo dentro do universo bolsonarista"

247 - De acordo com a equipe da BITES, especializada em captura e análise de grandes quantidades de dados (Big Data), as manifestações de domingo (26) "podem surpreender e iniciar um novo ciclo dentro do universo bolsonarista".

Abaixo, a íntegra da análise da BITES:

O interesse pelas manifestações de domingo, dia 26 de maio, parece não ter aumentado na véspera do evento, como era de se esperar. Mesmo diante dessa latência, considerando o intervalo de cinco dias anteriores aos atos, até às 20h de hoje, o volume de menções, no Twitter, a protestos, manifestações ou as hashtags de apoio ao 26 de maio era seis vezes maior que as menções aos protestos do dia 15.

Foram 1,2 milhão de posts contra 206 mil para os atos da semana passada. Os dados do Sistema Analítico BITES indicam, até agora, mesmo com algum arrefecimento da oposição ao centrão, após a aprovação da MP 870, e as dúvidas sobre as pautas da manifestação, que os atos do próximo domingo podem surpreender por sua consistência e capilaridade.

A peculiaridade do evento deste dia 26 é a inexistência de uma pauta unificada, nem lideranças fortes facilmente identificáveis. Isso demonstra que, com o desembarque da mobilização de grupos responsáveis pelas manifestações contra Dilma Rousseff, como o MBL e o Vem Pra Rua, há um vácuo no bolsonarismo a ser ocupado. E como o poder não permite o vazio, alguém assumirá a posição.

Isso não significa que as manifestações fracassarão – na verdade, a perda de audiência de Kim Kataguiri e de Lobão, que sintetizaram em suas figuras o abandono ao governo por parte da direita, indica justamente que Bolsonaro segue forte.

Lobão só perdeu seguidores desde o dia 10 de maio – 42,9 mil até agora. Da base de Kim desembarcaram 100,7 mil seguidores desde 18 de maio.* No mesmo período, o empresário Luciano Hang, da Havan, ganhou 44,4 mil; Allan dos Santos, do site bolsonarista Terça Livre, 8,9 mil; Olavo de Carvalho, 16,3 mil. Os três apoiam as manifestações.

Mesmo sem declarar apoio público, Bolsonaro pode terminar o domingo mais conectado aos aliados fiéis. A possível cristalização da relação irá se refletir diretamente nos próximos passos do governo junto ao Congresso Nacional, especialmente no debate da reforma da Previdência e em projetos ligados à pauta de costumes.

Outro fator que pode surpreender é o método de convocação. No Facebook, os 10 principais eventos catalogados por BITES convocando para as manifestações pró-Bolsonaro somaram 11,8 mil confirmados e 23,6 mil interessados, até agora. É um número menor que o dos eventos do dia 15. Fruto justamente da falta de coordenação de grandes grupos como o MBL.

No caso dos eventos do dia 15, diretórios centrais de estudantes e sindicatos puxaram os atos. Agora, o volume de menções às manifestações segue alto, ainda que não haja essa centralização em grandes eventos.

A propaganda das manifestações se alastra pelo Whatsapp. Em uma centena de grupos monitorados por BITES nessa plataforma digital há uma intensa atividade em torno do próximo domingo, incluindo a divulgação de uma lista de manifestação em 350 cidades.

O grupo pró-Bolsonaro que vai às ruas domingo certamente não terá a mesma força que as manifestações antipetistas de 2015 e 2016. Apesar disso, terá capilaridade e espontaneidade. A partir de domingo, haverá uma busca por líderes alinhados às causas desse novo ciclo.

No Google, as buscas pelos protestos ou por Bolsonaro não cresceram consideravelmente nos últimos dias. Desde o dia 19, as buscas pela palavra-chave 26 de maio ou por manifestações e protestos se mantêm estáveis. O volume de buscas está abaixo do volume no dia 15 – mas ainda acima das buscas nas vésperas da manifestação de estudantes.

As buscas pelo próprio Bolsonaro estão num patamar abaixo de 40% do volume de buscas sobre ele no dia 16, dia seguinte ao protesto contra ele. Pode parecer indício de fracasso – mas é amanhã que deve começar a aparecer, de forma mais consistente, esse interesse pelos eventos.

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