sexta-feira, 17 de maio de 2019

PREFEITA MARILETE RECEBE VISITA DO TENENTE DO EXÉRCITO LEMMER

Na manhã da última quinta-feira (16), a Prefeita de Tarauacá, Marilete Vitorino, recebeu em seu gabinete a visita do Tenente do Exército Lemmer, SGT. Marinho e CB. Sérgio, além do Secretário da Junta de Serviço Militar, Cristovão Duarte.

A vinda do Tenente ao município teve como objetivo de cumprir a missão e visita de Orientação Técnica (VOT), à Junta Militar.

Alistamento Militar é o fornecimento de primeira e segunda vias de certificados militares. Em Tarauacá os jovens devem se dirigir à Junta do Serviço Militar em Tarauacá para informações e receber sua documentação de dispensa (CDI - Certificado de Dispensa e Incorporação), ou pela internet no site https://www.alistamento.eb.mil.br.

A Junta de Serviço Militar é um órgão da Prefeitura responsável pelo alistamento militar obrigatório dos jovens do sexo masculino e pelo apoio técnico-normativo encarregado de dirigir, orientar, coordenar e controlar as atividades ligadas ao Serviço Militar no município. Quem responde pela pasta em Tarauacá é o Secretário Francisco Cristóvão Duarte.

O Serviço Militar consiste no exercício de atividades específicas desempenhadas pelas Forças Armadas (Exército, Marinha e Aeronáutica) e compreender, na mobilização, todos os encargos com a Defesa Nacional.

O alistamento deve ser realizado por todo jovem brasileiro, do sexo masculino, no período de 1º de janeiro ao último dia útil do mês de junho do ano em que o cidadão completar dezoito anos, na Junta de Serviço Militar (JSM) localizada no Prédio da Prefeitura de Tarauacá.

Ao término da SELEÇÃO realizada pela Comissão de Seleção (CS), o cidadão poderá ser designado para a prestação do Serviço Militar Obrigatório em uma Organização Militar da Ativa, ser matriculado em Órgão de Formação de Oficiais da Reserva (CPOR/NPOR), caso possua o grau de escolaridade igual ou superior à 3ª série do Ensino Médio, ou em um Tiro de Guerra.

Os brasileiros naturalizados ou os que optaram pela nacionalidade brasileira são obrigados a fazê-lo a partir da data em que receberem o Certificado de Naturalização ou o Certificado de Assinatura do Termo de Opção, no prazo de 30 (trinta) dias, a contar da data em que receberem o Certificado ou o Termo de Opção. As mulheres estão isentas do Serviço Militar em tempo de paz.

Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Tarauacá. 

Nenhum comentário: