quinta-feira, 9 de maio de 2019

TARAUACÁ: ESTUDANTES E PROFESSORES DE ESCOLAS ESTADUAIS VÃO ÀS RUAS PARA PROTESTAR CONTRA O GOVERNO


Estudantes e professores das Escolas Estaduais Djalma Batista (EM), João Ribeiro (EM), Plácido de Castro e outras de EF, foram para as ruas de Tarauacá na manhã desta quinta feira (9), protestar contra o Governo do Estado por conta das dificuldades que estão enfrentando no decorrer do ano letivo. A pauta principal foi a climatização das salas de aula. 


Desde de 2018 que as escolas receberam novas instalações elétricas com a construção das subestações e aparelhos de ar condicionado todos ja ha mais de 3 meses instalados, porém sem funcionamento porquê a empresa de energia ainda não fez a ligação para a rede de distribuição.


Como forma de protesto, uma sala de aula foi instalada em plena rua e professores ministraram aula debaixo de sol escaldante e calor, lembrando o ambiente da sala de aula sem climatização.


Com o início do verão e o intenso calor amazônico a situação ficou insustentável. "Estamos cansados de promessas. Já enviamos documento, passamos horas no telefone, recebemos visitas de técnicos, diretores da secretaria e até do próprio secretário e o problema continua", disse a diretora Ilca Frota da Escola João Ribeiro.


A Escola de Ensino Integral Djalma Batista suspendeu as atividades, pois, além do problema da climatização faltam merendeiras para prepararem a a alimentação de alunos e professores que passam o dia na escola. "Só vamos trabalhar quando o governo resolver o problema. Educação é coisa séria" disse o diretor José Ivonaldo. 


O movimento teve apoio do Sindicato dos Trabalhadores em Educação através do seu presidente Lauro Benigo e da vereadora e professora Janaina Furtado. 


Os manifestantes, portando cartazes e gritando palavras de ordem, se reuniram em frente a empresa Energisa e depois caminharam até o Núcleo Estadual de Educação, onde foram protocolar um abaixo assinado pedindo soluções para os problemas. Lá foram recebidos pela Professora Deise Catão, que é Coordenadora Geral da Educação Estadual em Tarauacá. A mesma disse que compreende a situação e que o governo fará todo o esforço e num breve espaço de tempo vai resolver essas demandas que afetam as escolas da rede estadual.

Postado por ACCIOLY

Nenhum comentário: