segunda-feira, 6 de maio de 2019

Uma orientação para o diagnóstico dos acidentes ofídicos no acre

Paulo Sérgio Bernarde
http://www.herpetofauna.com.br - Essa página foi elaborada com o objetivo de apresentar informações resumidas sobre as cobras venenosas do Acre e os tipos de envenenamentos que podem ocorrer no estado. Baseou-se exclusivamente na situação epidemiológica e nomes populares regionais, procurando facilitar o diagnóstico e tratamento a ser realizado pelo profissional da Saúde.

SERPENTES PEÇONHENTAS DO ACRE
Aproximadamente 90 espécies de serpentes são conhecidas para o estado do Acre, destas 13 são peçonhentas podendo causar envenenamentos em seres humanos e animais domésticos.

Podemos dividir essas 13 espécies de cobras venenosas em três grupos de acordo com o tipo de envenenamento: Botrópico (Surucucu, Jararaca, Papagaia), Laquético (Pico-de-jaca ou Surucucu-pico-de-jaca) e Elapídico (Coral-verdadeira).

Antes de apresentarmos sobre cada particularidade de envenenamento, o profissional de Saúde precisa ter em mente o seguinte:

1) Leve em consideração os sintomas apresentados na vítima para escolha do tipo de soro (ou de nenhum!) e da quantidade de ampolas de acordo com a gravidade do acidente. Não considere primariamente o relato do paciente!

2) No Acre a cobra Bothrops atrox, responsável pela grande maioria dos casos de envenenamento (Botrópico), é conhecida popularmente principalmente como Surucucu (E também de Jararaca). O nome popular "Surucucu" praticamente não é utilizado no Acre (E provavelmente em toda Amazônia!) para designar a espécie Lachesis muta (Envenenamento Laquético). 

Fonte: tarauacanoticias.blogspot.com

Nenhum comentário: