terça-feira, 4 de junho de 2019

Ministério Público e Ifac - campus Tarauacá instituem parceria no Projeto Observatório do Clima


Na última sexta-feira, 31/05, o Ministério Público do Estado do Acre esteve no Instituto Federal do Acre - Ifac - campus Tarauacá para firmar parceria de implementação do Plano Estadual e dos Planos Municipais de Prevenção e Controle de Desmatamento e Queimadas – PPCDQ. Serão instalados nos 22 municípios do Estado sensores que irão medir e monitorar a qualidade do ar e os índices de queimadas. 

O equipamento irá verificar as condições do ar, identificar as queimadas, onde elas mais ocorrem e são produzidas com maior quantidade e frequência. As informações em tempo real poderão ser acessadas por toda comunidade e acompanhadas por meio do site www.purpleair.com

Em Tarauacá o sensor foi instalado no campus do Ifac. As informações serão enviadas ao Observatório do Clima-OBLIMAC que disponibilizará os dados sobre a qualidade do ar. O projeto objetiva, prioritariamente, melhorar a qualidade de vida de todos os munícipes, pois o sensor será o termômetro para avaliar e minimizar o índice de poluição atmosférica urbana e rural. 

O Projeto foi realizado pelo Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente, por meio da procuradora de Justiça, Rita de Cássia Nogueira Lima. Participam a Procuradoria-Geral do Estado do Acre, a coordenação do Meio Ambiente, o Ministério Público Estadual e a Universidade Federal do Acre, idealizado pelo prof. Dr. Irving Foster Brow. 

“Sabemos que o ar, a atmosfera e o Meio Ambiente sadios vão trazer grandes benefícios à população e assim evitar problemas de saúde. Agradecemos o compromisso de todas as autoridades e agentes proativos envolvidos nesse Projeto e esperamos que assim, consigamos como meta, reduzir o indicador de poluição e o desmatamento na região,” afirmou o Promotor de Justiça do município de Tarauacá, Flávio Bussab Della Líbera. 

Tamara Smoly 

Assessoria - Ifac campus Tarauacá 

Nenhum comentário: