quarta-feira, 12 de junho de 2019

Minoru diz sim ao PSDB para ser o pré- candidato a prefeito da Capital


Depois da divulgação da pesquisa Real Time Big Data conversei longamente com o ex-reitor da UFAC e ex-candidato ao Senado, em 2018, Minoru Kimpara. Ele aparece liderando a primeira sondagem divulgada pela TV Gazeta na corrida à prefeitura de Rio Branco, em 2020. Minoru não se disse surpreso com os números. “Eu tenho andado muito nas igrejas, nos mercados e nos bairros da cidade. As pessoas têm me incentivado a ser candidato à prefeitura. Elas demonstram, sobretudo, confiança no meu trabalho depois daquilo que realizei como reitor da UFAC. Então acho natural ter essa simpatia e apoio que se materializou nos números da pesquisa,” afirmou Minoru.

Casamento “tucano” marcado - Perguntei ao Minoru sobre os diversos convites que recebeu para se filiar a diferentes partidos, principalmente, do MDB e do PSDB. Ele respondeu: 

“Eu quero frisar que não procurei nenhum partido. Mas fui bastante procurado. Conversei com todos porque sou um homem de diálogo. Isso, inclusive, marcou o meu estilo de gestor na Universidade. Mas posso afirmar que as conversas que estão mais adiantadas realmente são com o PSDB. Ainda não bati o martelo. No entanto, o processo de namoro, noivado já passou e estamos muito perto de um casamento,” adiantou Kimpara.

Saindo da Rede - Minoru não esconde o carinho que tem pela Rede de Marina Silva. Mas está consciente de que se quiser ser competitivo para disputar a prefeitura de Rio Branco precisará de uma estrutura partidária maior.


“Não acredito que o momento político seja para extremos, nem à direita e nem à esquerda. Além disso, a Rede não alcançou a cláusula de barreira nas eleições de 2018 e isso complica ainda mais. Sem falar que se eu disputar a prefeitura e ganhar precisarei de apoio político para fazer uma boa gestão. Para isso é preciso ter diálogo com o Governo Federal e o Governo Estadual. Nesse sentido o PSDB tem o Rocha de vice no Acre e a Mara Rocha como uma deputada federal representativa, em Brasília,” salientou o ex-reitor.

Questão de tempo - Na minha opinião, baseado na conversa com Minoru, o PSDB pode começar as suas articulações para ter um candidato próprio e competitivo à prefeitura de Rio Branco, em 2020. O ex-reitor, que teve uma votação significativa para senador na Capital, já está com a aliança no bolso para se instalar e começar a lua de mel no ninho tucano. Mesmo dizendo que ainda não bateu o martelo, ele próprio, vê muitas vantagens em escolher o PSDB para gestar a sua candidatura à prefeitura. Então não acredito num recuo. Minoru Kimpara será o candidato do PSDB.

Estratégico - O vice governador Major Rocha e a deputada federal Mara Rocha só têm a ganhar com a candidatura de Minoru à prefeitura. Não precisarão abandonar os cargos eletivos que conseguiram nas últimas eleições e poderão fortalecer o PSDB acreano caso consigam elegê-lo prefeito da Capital. Isso nacionalmente conta muito.

Vantagens - Por outro lado, Minoru Kimpara indo para o PSDB garantirá tempo de rádio e televisão durante a campanha e a estrutura de um grande partido nacional que tem um fundo partidário considerável. É o tipo de casamento que tem tudo para todos seres felizes para sempre.

Por Nelson Liano Jr. 
11 Junho 2019
Notícias da Hora

Nenhum comentário: