segunda-feira, 3 de junho de 2019

Reitoria entrega ao campus Rio Branco kits de robótica e novo planetário



Evento foi realizado com a participação dos coordenadores da Olimpíada de Robótica, do Planetário Móvel e alunos do curso de Informática para Internet
imagem sem descrição.
Alunos do 1º e 2º períodos do curso Integrado ao Ensino Médio de Informática para Internet, que participarão da Olimpíada Brasileira de Robótica e voluntários do Planetário Móvel, estiveram presentes na entrega dos kits de Robótica, Domo para o Planetário e telescópios que ocorreu na manhã da segunda-feira (27.05), no auditório do campus Rio Branco.
A entrega ocorreu com a participação da reitora Rosana Cavalcante dos Santos, do pró-reitor de Extensão, Fábio Storch de Oliveira, do diretor da unidade, Wemerson Fittipaldy, e dos coordenadores da Olimpíada Brasileira de Robótica, Willian Pedrosa Maia, e do Planetário Móvel, Cleyton Assis Loureiro de Souza.
No seu pronunciamento, a reitora do Ifac, Rosana Cavalcante, disse que com isso os professores poderão otimizar seus projetos de extensão, melhorar a qualidade do ensino, qualificar servidores e atender a comunidade, bem como dar oportunidade para que os alunos participem de olimpíadas.
Rosana Cavalcante elogiou a iniciativa da Proex, que coordenou o processo de licitação para a compra dos equipamentos. “Hoje temos o prazer de entregar ao campus os kits de robótica, o novo domo do planetário, graças ao trabalho da Pró-reitoria de Extensão. Não posso deixar, também, de agradecer àqueles que proporcionaram a compra desses equipamentos, os deputados Moisés Diniz e Sibá Machado, que alocaram recursos de emenda parlamentar”.
A reitora destacou o diálogo com todos os parlamentares para a realização de ações na instituição e que tem contribuído para melhorias no Ifac. “É bom explicar para vocês, que são jovens, que nenhum avanço se faz sem o diálogo. Precisamos conversar com todos os que tem compromisso com a Educação. Neste período em que estou como reitora, tenho atuado para garantir um bom diálogo com a bancada federal do Acre, pois nossa bandeira, é a Educação”. 
Aquisição dos equipamentos - Pró-reitor de Extensão, Fábio Storch, destacou a participação dos servidores da Proex presentes ao evento, responsáveis pelo acompanhamento da aquisição dos equipamentos e elaboração do Termo de Referência. Além disso, ele disse que era um momento de muita alegria para o Ifac, pois era resultado de um trabalho conjunto dos professores de informática.
“O que percebemos é que apesar do cenário econômico não ser muito favorável, mas mesmo em tempo de crise, o Ifac tem atendido as demandas dos estudantes, como a alimentação estudantil, o passe escolar, e agora estamos entregando equipamentos que serão utilizados em atividades práticas. Que os alunos possam aproveitar ao máximo e quero parabenizar aos professores Cleyton Assis e William Maia pelo compromisso e doação em progresso desta instituição”.
Os kits foram adquiridos através da Diretoria de Extensão Tecnológica da Proex, que foi a responsável pela elaboração do Termo de Referência dos equipamentos. Após a solenidade de entrega dos kits, os coordenadores fizeram apresentação dos kits, além de prestação de contas do Planetário Móvel.
A aquisição dos kits é resultado de emenda parlamentar dos ex-deputados federais Moisés Diniz e Sibá Machado, que destinaram recursos na ordem de R$ 162.870,58, cujo investimento irá qualificar ainda mais as atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão.
Planetário Móvel
O coordenador do Planetário Móvel do Ifac, Cleyton Assis, apresentou uma prestação de contas de todas as atividades e visitas realizadas em escolas e grandes eventos desde 2016. Segundo o coordenador, as ações com o planetário têm alcançado cerca de 10 mil pessoas todo ano, com participação em eventos em vários municípios do Acre e de Rondônia.
Só em 2016, ano em que o planetário foi entregue, foram realizadas apresentações em 11 escolas e cinco eventos: Agropurus, Viver Ciência-RB, Viver Ciência-CRZ, Semana de Matemática em CRZ e Semana Científica em Xapuri.
Em 2017, o planetário recebeu 12 mil pessoas, o maior número de visitantes até hoje. O planetário passou por 20 escolas e dois grandes eventos, incluindo o InfoParty, em Porto Velho-RO e a edição do Viver Ciência-RB.
2018 não foi diferente dos anos anteriores: 17 escolas públicas e privadas receberam o planetário do Ifac, além de quatro eventos científicos incluindo o Viver Ciência-RB, Viver Ciência-CRZ, V Seminário Internacional de Extensão Universitária da Ufac e o Seminário de PIBID no campus Sena Madureira. Ao todo, 10 mil pessoas visitaram o planetário no ano passado.
Desde o início de 2019, o planetário já passou por três escolas e um evento no Instituto Federal de Rondônia, campus Ariquemes alcançando um total de 800 visitantes só nos cinco primeiros meses do ano.
Além das sessões no planetário, o projeto inclui um programa de formação continuada trabalhando com foguetes, robótica e astronomia com participação de acadêmicos dos cursos de Licenciatura em Física.

Nenhum comentário: