terça-feira, 4 de junho de 2019

SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO ORLANDO BEZERRA PARTICIPA DO XVI FÓRUM DA UNDIME EM CRUZEIRO DO SUL

O Secretário de Educação Municipal de Tarauacá, Orlando Bezerra participa do XVI Fórum Estadual da Undime/Ac, em Cruzeiro do Sul, com todos os secretários municipais e o Secretário Estadual de Educação Mauro Sérgio. 

O objetivo deste fórum é debater as seguintes pautas: 
Ø Regime de Colaboração; 
Ø Novos caminhos e novas perspectivas na educação do Acre. 

O que é Undime? 

“A União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) é uma associação civil sem fins lucrativos, fundada em 1986. Temos por missão articular, mobilizar e integrar os dirigentes municipais de educação para construir e defender a educação pública com qualidade social. Defendemos ações democráticas que garantam a unidade de ação institucional; afirmação da diversidade e do pluralismo. Apostamos na gestão democrática com base na construção de consensos; e executamos ações pautadas pela ética com transparência, legalidade e impessoalidade; autonomia frente aos governos, partidos políticos, credos e a outras instituições. Possuímos visão sistêmica na organização da educação, fortalecendo o regime de colaboração entre os entes federados. 

MISSÃO DA UNDIME 
1º Articular, mobilizar e integrar os dirigentes municipais de educação para construir e defender a educação pública com qualidade social. 

PRINCÍPIOS 
Democracia que garanta a unidade de ação institucional; 
Afirmação da diversidade e do pluralismo; 
Gestão democrática com base na construção de consensos; 
Autonomia frente aos governos, partidos políticos, credos e a outras instituições; 

OBJETIVOS 
PROMOVER a ética, a cultura de paz, a cidadania, os direitos humanos, a democracia e outros valores universais; 

DEFENDER a educação básica de qualidade como direito público; 
PROPOR mecanismos para assegurar, prioritariamente, a educação básica numa perspectiva municipalista, buscando universalizar o atendimento, o ensino de qualidade e a escola pública; 
PARTICIPAR da formulação de políticas educacionais, fazendo-se representar em instâncias decisórias, acompanhando suas aplicações nos planos, programas e projetos correspondentes; 
“INCENTIVAR a formação dos Dirigentes Municipais de Educação para que, no desempenho de suas funções, contribuam decisivamente para a melhoria da educação pública”. 
LUTAR pela autonomia municipal.


Nenhum comentário: